A capacitação, promovida pela Comissão de Enfrentamento ao Assédio, reforçou a importância da comunicação não violenta e da escuta ativa no ambiente de trabalho.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação, promoveu o curso “Comunicação Transformadora – Construindo Relacionamentos Saudáveis”, direcionado a chefias e lideranças de setores administrativos da Corte. Realizado nos dias 16 e 17 deste mês, o foco da capacitação foi o fortalecimento das relações interpessoais e a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis.
Ministrado pela professora Blenda Naice Abrahão, nas dependências da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), o curso reuniu servidores das Secretarias de Gestão de Pessoas (Segep) e de Compras, Contratos e Operações (Secop), da Assessoria de Comunicação Social e Central de Transporte. Para garantir maior participação e não comprometer a rotina dos setores, o curso foi dividido em duas turmas, no horário da manhã e à tarde.
Conforme a Comissão, a ideia em promover o treinamento demonstra a preocupação do TJAM em inserir, de forma contínua, temas essenciais na formação de suas lideranças, sobretudo aqueles relacionados à qualidade das relações no ambiente de trabalho.
Assuntos abordados
O conceito e os elementos da Comunicação Não Violenta (CNV), metodologia desenvolvida por Marshall Rosenberg, que propõe uma comunicação baseada na empatia, no respeito e na conexão entre as pessoas, foram os principais assuntos tratados no curso.
A professora Blenda Naice destacou que o ambiente de trabalho pode ser um dos espaços mais desafiadores em termos de comunicação, exigindo das lideranças habilidades que vão além da técnica. E enfatizou, também, a necessidade de uma postura mais consciente e empática no dia a dia profissional.
Outro ponto abordado foi o impacto da comunicação não verbal, com destaque para o chamado “sistema emocional”, no qual apenas 7% da comunicação está nas palavras, enquanto 38% na potência da voz e 55% na intenção transmitida. Nesse contexto, ferramentas como observação, sentimento, necessidade e pedido — pilares da CNV — foram apresentadas como estratégias práticas para evitar julgamentos, reduzir ruídos e prevenir conflitos.
Dinâmicas
A capacitação também incluiu dinâmicas em grupo, que estimularam a participação dos servidores e a reflexão sobre os conceitos apresentados. Entre os benefícios da aplicação da CNV no ambiente institucional, destacam-se a saúde emocional, a redução de mal-entendidos, a melhoria do clima organizacional e a condução das metas profissionais com maior empatia.
De acordo com a Comissão, a iniciativa integra uma série de ações previstas para este ano voltadas à valorização das relações humanas e que influencia diretamente na qualidade da prestação jurisdicional.
Acesse aqui mais fotos - Turma da Segep e Assessoria de Comunicação (dia 16/3/2026):
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720332588399
Acesse aqui mais fotos - Turma Secop e Central de Transporte:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720332578577/
Texto: Acyane do Valle | TJAM
Fotos: Marcus Phillipe | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771














