Como primeiro resultado da parceria institucional, o TJAM passou a disponibilizar ao seu público interno uma ferramenta educativa interativa voltada à conscientização e à prevenção de condutas inadequadas no ambiente de trabalho.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e o Superior Tribunal Militar (STM), por meio de suas Comissões de Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação, firmaram o Acordo de Cooperação Técnica n.º 4/2025, para promover o intercâmbio de conhecimento, informações e tecnologias relacionadas à educação corporativa de temas de interesse nessa área.
Como primeiro resultado da parceria institucional, cujo objetivo é fortalecer ações educativas e preventivas, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJAM passou a disponibilizar aos magistrados, servidores, estagiários e colaboradores uma ferramenta digital interativa voltada à conscientização e à prevenção de condutas inadequadas no ambiente de trabalho.
Denominado "Respeito em Jogo", o conteúdo do aplicativo simula situações (com nomes e histórias fictícias), permitindo ao usuário vivenciar circunstâncias hipotéticas do cotidiano institucional, refletindo sobre comportamentos, escolhas e consequências, sempre com foco no respeito, na ética e na promoção de um ambiente de trabalho saudável e seguro.
O jogo está disponível na página da Comissão do TJAM, na seção “Ferramentas Educativas Interativas”, e pode ser acessado de forma simples e intuitiva pelo link:
https://app.branchtrack.com/projects/zloyqxc3
Outras ações
A parceria firmada entre o TJAM e o STM também prevê a realização e o compartilhamento de cursos e palestras da plataforma EAD de temas de interesse das Comissões de Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação dos dois tribunais, dos quais os órgãos tenham os direitos autorais, conferindo maior acessibilidade e diversidade de conteúdos e ampliando as oportunidades de capacitação entre os órgãos.
O acordo não traz custos aos tribunais e eventuais despesas relativas às atividades que vierem a ser acordadas pelos celebrantes correrão por conta das dotações orçamentárias de cada órgão.
A Comissão reforça que iniciativas como essa integram o Plano de Trabalho institucional e contribuem para a consolidação de práticas alinhadas aos princípios da dignidade da pessoa humana, do respeito mútuo e da valorização das pessoas no âmbito do Poder Judiciário.
#PraTodosVerem - a fotografia que ilustra o texto mostra um notebook conectado ao conteúdo do aplicativo "Respeito em Jogo". Na foto, vê-se ainda o detalhe das mãos de uma pessoa, com as unhas pintadas de vermelho, sobre o teclado do notebook. Ao lado do equipamento há um pequeno vaso decorativo, com uma plantinha (espada de são jorge).
Patrícia Ruon Stachon
Com informações complementares da CEAMASD/TJAM
Foto: Marcus Phillipe
Revisão textual: Joyce Desideri Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771







