Localizado na Rua Bela Vista, s/n.º, bairro São Francisco, o espaço do novo Fórum de Alvarães conta com 400 metros quadrados de área construída, em dois pavimentos, tendo sido erguido no mesmo terreno que abrigava o antigo fórum local, que foi demolido para dar lugar ao novo prédio.






O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, inaugurou nesta quinta-feira (29/1) as novas instalações do Fórum de Justiça Desembargador Wenceslau de Queiroz, da Comarca de Alvarães (município distante 531 quilômetros de Manaus).
Além do presidente Jomar, a solenidade de inauguração também contou com a presença do prefeito do Município, Lucenildo de Souza Macedo; do juiz titular da Comarca, Igor Caminha Jorge; do juiz-auxiliar da Presidência do TJAM, Julião Lemos Sobral Júnior; do juiz Gonçalo Brandão de Souza, titular da 2.ª Vara de Tefé; do presidente da Câmara Municipal de Alvarães, vereador Valdinei Cardenes de Souza; do presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas -, Klaus Oliveira de Queiroz; do diácono Joaquim Gomes, representando a Paróquia de São Joaquim, o capitão Jhonison da Silva Alves, titular do 1.º Grupamento de Polícia Militar do município; e de servidores da Justiça.
“O Poder Judiciário do Amazonas, cumprindo sua missão institucional, vem resgatar um débito histórico aqui na cidade de Alvarães com a entrega de um Fórum novo, bastante equipado e moderno, dando dignidade não só à população, mas também aos servidores que compõem todo esse sistema de Justiça. Estão de parabéns o Município, a população, os advogados e todos que de alguma forma concorreram para a realização e o sucesso dessa empreitada”, afirmou o desembargador Jomar Fernandes, durante a solenidade.
O juiz Igor Caminha Jorge falou sobre a expectativa de que o novo Fórum de Justiça seja um farol da cidadania no coração do Amazonas, destacando que a Justiça não se limita à capital, aos grandes centros e que supera inúmeras dificuldades para chegar onde o povo está.
“É isso que nos inspira a trabalhar todos os dias, para garantir que ela seja um direito real e palpável, e não só uma promessa constitucional. Aqui neste novo prédio, o conflito há de encontrar o caminho para a paz, a dor há de encontrar esperança e a esperança há de encontrar fundamento. Que esse renovado Fórum seja a partir de hoje um farol da cidadania no coração do nosso querido estado do Amazonas. Que em nossas paredes possam ecoar sempre o som da verdade, e que esses corredores possam conduzir a paz. Que cada decisão, cada sentença, aqui proferida seja um passo em direção à uma sociedade cada vez mais justa. Particularmente acredito que onde há Justiça, há esperança e futuro. Reafirmo que a Justiça só cumpre sua missão quando está próxima do povo. Povo de Alvarães: sinta-se em casa, pois esse Fórum é de vocês”, disse o juiz Igor.
Acessibilidade e novos espaços
Localizado na Rua Bela Vista, s/n.º, bairro São Francisco, o espaço do novo Fórum de Alvarães conta com 400 metros quadrados de área construída, em dois pavimentos, tendo sido erguido no mesmo terreno que abrigava o antigo fórum local, que foi demolido para dar lugar ao novo prédio.
O secretário de Infraestrutura do TJAM, Rommel Akel, explica que a nova estrutura atenderá plenamente às necessidades da unidade judiciária e foi planejada para garantir acessibilidade e melhores condições de trabalho para magistrados, servidores, bem como um espaço de acolhimento mais adequado para atender o público.
“O fórum contará com todos os espaços essenciais ao funcionamento da Justiça, incluindo uma sala de depoimento especial para oitiva de crianças e adolescentes, conforme determina a legislação vigente”, frisou o secretário.
Ele explicou que o projeto do fórum não segue o modelo arquitetônico padrão que passou a ser utilizado em outras comarcas devido às especificidades do terreno, tendo sido construído especificamente para a comarca de Alvarães.
As obras de reconstrução do Fórum de Alvarães foram iniciadas no final da gestão passada, que tinha à frente a desembargadora Nélia Caminha Jorge, e precisaram ser temporariamente interrompidas em razão da severa estiagem que afetou a região, dificultando o acesso e o transporte de materiais.
Familiares do homenageado
Além de várias autoridades civis, militares e religiosas, a cerimônia contou com a presença de familiares do falecido desembargador Wenceslau de Queiroz, que dá nome ao Fórum de Alvarães: Janete Queiroz Batalha Ploia; Jan Ricelle Lopes Queiroz; Raimunda Monteiro; Kelly Cristhian Monteiro Medeiros; José Mário Queiroz Guimarães e José Reinaldo Castro Queiroz, todos primos do magistrado.
Ao discursar na solenidade, o prefeito Lucenildo de Souza Macedo frisou que a obra entregue pelo TJAM nesta quinta-feira era um sonho antigo de Alvarães.
“Quero aqui externar minha gratidão ao Tribunal de Justiça do Amazonas por esse momento tão importante para o Município de Alvarães, que está recebendo um novo Fórum de Justiça. É um prédio que traz um ambiente digno para a população da cidade. Sonhávamos com essa obra há muito tempo e sua inauguração é motivo de alegria para a nossa Administração”, afirmou o prefeito.
O advogado Klaus Oliveira de Queiroz, que representou a OAB/AM no evento, parabenizou o Tribunal de Justiça.
“Neste momento participamos, com os demais colegas advogados, deste ato que beneficia todo o Poder Judiciário e essa cidade do Médio Solimões e região que se chama Alvarães. Parabenizamos o Poder Judiciário, através do presidente, desembargador Jomar Fernandes, e do nobre juiz Igor Caminha, que preside esta comarca”, disse Queiroz.
Pelo TJAM, também participaram da cerimônia a secretária de Orçamento e Finanças, Aline Rodrigues; o chefe de Gabinete da Presidência, Sérgio Amorim Lins; a Membro da Assessoria Jurídica Normativa, Luciana Nasser; a assessora da Presidência, Talyta Leda; e o assessor Jurídico da Presidência, Carlos Bittencourt.
Confira mais fotos do evento clicando neste link:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720331728421/
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz a foto de momento do descarramento da placa de inauguração do Fórum de Justiça Desembargador Wenceslau de Queiroz, da Comarca de Alvarães; a fotografia mostra o presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes (aio centro, de blazer preto, camisa marrom e calça jeans) segurando o laço de inauguração ao lado do juiz Igor Caminha (de blazer azul claro, camisa branca e gravata amarela) e demais autoridades.
Texto e Edição: Paulo André Nunes, Terezinha Torres e Acyane do Valle
Fotos: Chico Batata
Revisão textual: Joyce Desideri Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771







