Atividades do projeto terão início em abril e ocorrerão na modalidade online.
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) lançou, nesta segunda-feira (26/1), o Projeto “Clube do Livro – O Judiciário lê mulheres”, na modalidade online, com encontros mensais, a partir do dia 30/4, voltado para magistrados, servidores, estagiários e colaboradores.
O projeto será desenvolvido pela professora e magistrada Vanessa Anitablian Baltazar (TRT-2/SP), com o objetivo de promover a formação de leitores críticos por meio da leitura e da análise de obras da literatura brasileira contemporânea, com ênfase na produção literária feminina, estimulando a reflexão sobre temas como identidade, território, memória, violência e linguagem. Ao reunir obras de autoras de diferentes regiões do país, o projeto valoriza a diversidade cultural e regional do Brasil, bem como as múltiplas perspectivas femininas sobre a experiência social, histórica e afetiva.
Segundo o secretário-geral da Esmam, João Paulo Jacob, os encontros serão organizados em formato de palestras dialogadas, combinando exposições teóricas com leituras comentadas de textos literários e críticos. Cada encontro partirá da apresentação do contexto histórico, social e estético das obras e de suas autoras, apoiando-se em material bibliográfico, iconográfico e audiovisual.
“A análise dos textos será conduzida de forma coletiva, estimulando a interpretação, a argumentação e a escuta entre os participantes. As leituras serão articuladas com debates sobre temas como identidade, memória, violência, linguagem e justiça, favorecendo uma abordagem interdisciplinar. A metodologia privilegia a participação ativa do público, por meio de discussões orientadas, perguntas e trocas de experiências, promovendo a construção compartilhada de sentidos e a formação de leitores”, explicou Jacob.
Cronograma dos encontros
1. 30 de abril: O som do rugido da onça – Micheliny Verunschk. 2021 - (PE, Recife)
2. 28 de maio: Perifobia – Lilia Guerra. 2025 - (SP, São Paulo)
3. 18 de junho: Degola – Monique Malcher. 2025 (PA, Santarém)
4. 23 de julho: A árvore mais sozinha do mundo – Mariana Salomão Carrara. 2024 - (SP, São Paulo)
5. 20 de agosto: Meridiana – Eliana Alves Cruz. 2025 - (RJ, Rio de Janeiro)
6. 24 de setembro: Louças de família – Eliane Marques. 2023 - (RS, Sant’Ana do Livramento)
7. 29 de outubro: Mata doce – Luciany Aparecida. 2023 - (BA, Jaguaquara)
8. 26 de novembro: Boca do mundo – Dia Bárbara Nobre. 2025 - (CE, Juazeiro do Norte)
As inscrições no projeto podem ser feitas no site da Esmam, pelo link https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/
Instrutora
Vanessa Anitablian Baltazar é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), com especialização em Direito do Trabalho pela Faculdade Autônoma de Direito (2010) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Atualmente é Juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), com experiência na área do Direito, ênfase em Direito Privado, atuando principalmente nos seguintes temas: representação direta e comissão de empregados.
Texto: Ramiro Neto
Arte: Guilherme Pantoja
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771







