Obra iniciada em dezembro de 2025, está dentro do cronograma, segundo a Secretaria de Infraestrutura do TJAM.
O novo Fórum de Justiça da Comarca de Urucurituba, a 212 quilômetros de Manaus, deverá ser inaugurado em outubro deste ano. As obras foram iniciadas no mês passado e, apesar do período chuvoso, o cronograma geral da construção continua com a finalização prevista para o segundo semestre, de acordo com o secretário de infraestrutura do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), arquiteto Rommel Akel.
A obra do novo fórum foi um dos assuntos abordados durante a visita institucional do prefeito de Urucurituba, Leôncio Tundis (PT), ao presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, na sede do Poder Judiciário, em Manaus, nesta segunda-feira (26/1). Também presente na reunião, o assessor municipal Elionai Albuquerque.
O novo fórum está sendo construído pelo TJAM em terreno cedido pela Prefeitura Municipal, localizado no centro da cidade, em área próxima à sede do Executivo Municipal e à Câmara de Vereadores. Atualmente, a unidade judicial da Comarca funciona em um prédio cedido pelo Município.
Com o projeto arquitetônico concebido para atender às demandas atuais e futuras do município, o novo prédio terá capacidade para abrigar duas unidades judiciais — ampliando a estrutura da Comarca, que hoje atua com Vara Única. O novo espaço terá também uma sala de depoimento especial destinada à oitiva de crianças e adolescentes, em conformidade com a legislação vigente, além de salas destinadas ao Tribunal do Júri, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), à Defensoria Pública, ao Ministério Público, aos oficiais de Justiça, secretaria, recepção, banheiros, entre outros ambientes.
A obra segue o modelo arquitetônico padrão adotado pelo Tribunal nas Comarcas do interior do estado, priorizando diretrizes de sustentabilidade, acessibilidade, inovação tecnológica e maior conforto e segurança para magistrados, servidores e colaboradores, e população em geral. O projeto contempla, ainda, o uso de elementos ecológicos, materiais de baixo custo de manutenção e fachada moderna.
Durante a reunião nesta segunda, o presidente da Corte antecipou ao prefeito que pretende visitar Urucurituba para acompanhar de perto o andamento das obras.
O município possui cerca de 25 mil habitantes, de acordo com o Leôncio Tundis, e é conhecido como a “Terra do Cacau”, em referência à sua principal atividade agrícola. “A construção do novo fórum representa um avanço importante para a nossa região, pois contribuirá para um melhor atendimento à população de Urucurituba”, comentou o prefeito.
#PraTodosVerem - a fotografia que ilustra a matéria mostra o presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes (à direita na imagem, de terno azul claro) e o prefeito de Urucurituba, Leôncio Tundis, que usa óculos de grau e veste camisa de botão, de mangas curtas, também no tom azul claro e calça na cor bege. Os dois estão em pé, lado a lado, e sorriem para a câmera. Por trás deles é possível ver detalhe de três bandeiras (do Amazonas, do Brasil e do TJAM) que enfeitam a sala da Presidência do Tribunal.
Texto: Acyane do Valle
Foto: Marcus Phillipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771







