Localizado na zona Leste da capital, o fórum terá sua estrutura ampliada, com a área construída saindo de 1.456 metros quadrados para 2.276 m², em dois pavimentos.
As obras de reforma e ampliação do Fórum Desembargador Azarias Menescal de Vasconcelos estão avançadas e têm previsão de conclusão para maio deste ano, seguindo cronograma da Secretaria de Infraestrutura do Tribunal de Justiça do Amazonas (Seinf/TJAM).
Construído conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o projeto arquitetônico é de autoria do secretário de Infraestrutura do TJAM, arquiteto e urbanista Rommel Akel. O fórum, localizado na avenida Autaz Mirim, n.º 8812, na zona Leste de Manaus, terá sua estrutura ampliada, com a área construída saindo de 1.456 metros quadrados para 2.276 m², em dois pavimentos.
“A previsão de entrega das obras é maio deste ano, e a data de inauguração será definida pela Presidência do Tribunal, o que deve ocorrer ainda neste primeiro semestre de 2026. O edifício praticamente dobrou o seu tamanho, vai receber as atividades dos setores do antigo fórum e contará com um espaço a mais para podermos melhorar tanto os setores antigos - com espaços maiores - quanto para uma possível ampliação para a instalação de mais unidade judiciais no local”, explica o secretário Rommel Akel.
O fórum reformado e ampliado segue um novo padrão arquitetônico aliando modernidade e sustentabilidade, completou Rommel Akel. Ele explica que o prédio antigo havia sido construído em 2006 e, de lá para cá surgiram novas tendências e tecnologias. "Este fórum reformado e ampliado terá um prédio com arquitetura moderna; com baixo custo de manutenção; provisionamento para placas solares e captação de água; iluminação via LED; sensor de presença e; fachada diferente do padrão. Além de adequarmos a obra ao que existe de mais moderno em estrutura, também havia a necessidade de ampliação do espaço que já estava muito exíguo. Vamos ampliar a capacidade de atendimento à população da zona Leste, que é uma área muito carente e sensível da cidade . O presidente Jomar Fernandes, sensível com isso, está dando total apoio para concluirmos essa obra”, disse ele.
Atendimento
Desde o início das obras de reforma do fórum, magistrados, servidores e estagiários estão trabalhando em regime de home office, exceto os de dois setores: o 2.° Juizado Especial Criminal, que está funcionando provisoriamente nas dependências do Fórum Lúcio Fonte de Rezende (avenida Noel Nutels, s/nº, Cidade Nova, zona Norte) e o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc Polo Avançado – zona Leste) que está atendendo no prédio anexo da Escola Municipal Hiran de Lima Caminha (avenida Itaúba, 117, Jorge Teixeira, zona Leste). As demais unidades cujas equipes estão em home office atendem o jurisdicionado pelo Balcão Virtual. As audiências estão sendo realizadas pelo sistema de videoconferencias.
#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria traz a foto de detalhe das obras de reforma e ampliação do Fórum Desembargador Azarias Menescal de Vasconcelos
Paulo André Nunes
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771










