Trabalho realizado pela atual gestão da CGJ-AM resultou em 10.074 movimentações processuais em 2025, sendo 8.800 no sistema PJeCOR e 1.274 no sistema SEI.
No último dia 19 de dezembro foi concluído o calendário ordinário de atividades judiciais e administrativas do Poder Judiciário Estadual de 2025 e, em oportuno, a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) divulgou o balanço conclusivo dos atos processuais realizados pelo órgão compreendendo os 12 meses deste ano.
Conforme balanço estatístico, sob a condução do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, um total de 10.074 movimentações processuais foram realizadas pela CGJ-AM no período de 1.º de janeiro a 19 de dezembro do ano corrente.
Das 10.074 movimentações processuais, 8.800 foram realizadas no sistema PJeCOR e 1.274 no sistema SEI.
Sistema PJeCOR
O sistema PJeCOR (Processo Judicial Eletrônico nas Corregedorias) consolida-se como a principal ferramenta tecnológica e o ambiente central de trabalho no âmbito da Corregedoria. É através dessa plataforma que tramitam as demandas de maior sensibilidade e relevância para o controle da atuação judicial e administrativa, concentrando a gestão dos processos de correição, os procedimentos disciplinares e os autos de apuração de responsabilidades, além de outras classes processuais inerentes à atividade fiscalizatória da instituição.
Dos 8.800 processos que tramitaram em 2025 no PJeCOR no âmbito da CGJ-AM, incluem-se: Recursos Administrativos; Processos Administrativos Disciplinares; Acompanhamento de Cumprimento de Decisão; Inspeções; Sindicâncias; Reclamações Disciplinares; Correições Parciais; Reclamações Correcionais; Reclamações para garantia de decisões; Atos Normativos; Correições Extraordinárias; Arguições de suspeição e de impedimento; Representações por excesso de prazo; Consultas Administrativas; Processos Administrativos; Correições Ordinárias; e Pedidos de Providência.
Sistema SEI
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por sua vez, constitui a plataforma estruturante dedicada à gestão das rotinas administrativas e de governança da unidade.
Diferentemente do ambiente processual correcional, este sistema centraliza o processamento de expedientes internos, atos normativos e demandas de gestão de pessoas, sendo vital para o suporte operacional do órgão de correição.
Em 2025, dos 1.274 processos que tramitaram no âmbito da CGJ-AM no ambiente virtual do sistema SEI, incluem-se: Solicitações de informação; Solicitações de certidões negativas; Atas de reuniões; Solicitações de designação de juiz; Relatórios mensais; Averbação de documento em cadastro funcional; Solicitações de folgas eleitorais ou compensatória; Relatórios de frequência; Alteração/resguardo de férias; dentre outros.
Balanço
Ao finalizar o calendário ordinário de atividades deste ano de 2025, divulgando o balanço de atividades realizadas no ano corrente, o Gabinete da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas menciona que o referido período (de janeiro a dezembro/2025) destacou-se pela elevada produtividade evidenciada pelo grande volume de decisões e despachos proferidos, bem como, de Provimentos publicados, que refletem a capacidade de resposta rápida e qualificada às demandas administrativas e disciplinares.
Soma-se a isso, de acordo com o Gabinete da CGJ-AM, a significativa quantidade de procedimentos administrativos disciplinares instaurados e de sindicâncias conduzidas, demonstrando firme compromisso com a fiscalização, a integridade e o regular funcionamento dos serviços judiciais em todo o Estado, reforçando a eficiência institucional dentro da Corregedoria-Geral da Justiça do Amazonas.
#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria, uma pessoa com um smartphone à mão e neste aparelho, em sua tela, a logomarca do sistema PJeCOR. Ao fundo, a tele de um notebook, com a mesma logomarca do sistema PJeCOR.
Texto: Afonso Júnior
| CGJ/AM
Foto: Arquivo TJAM - Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771








