A reunião de trabalho, que teve a participação dos presidentes dos TJs e dos Tribunais Militares de todo o País, antecedeu a programação do "19.º Encontro Nacional do Poder Judiciário", que começa na noite desta segunda-feira (1.º), em Florianópolis (SC).
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, participou na manhã desta segunda-feira (1.º/12) da reunião dos presidentes dos Tribunais de Justiça (TJs) e dos Tribunais da Justiça Militar (TJMs) com o presidente do Superior Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Edson Fachin.
A reunião aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis, e antecede o "19.º Encontro Nacional do Poder Judiciário", cuja abertura oficial está marcada para noite desta segunda-feira.
Conforme divulgado pelo CNJ, o encontro do ministro com a alta gestão dos tribunais teve a finalidade de discutir temas prioritários para o Poder Judiciário. Em sua fala aos presidentes dos TJs, o ministro fez um diagnóstico do atual Sistema de Justiça brasileiro e destacou a importância do diálogo com os estados para a solução dos problemas.
“Temos que pensar nos desafios do ano de 2026, pensarmos a curto e médio prazo a nossa próxima percepção de planejamento para o Poder Judiciário e, também, de longo prazo”, afirmou o ministro. “Vamos colocar nossas dúvidas e questões. Não teremos a mesma percepção em tudo, mas isso é o diálogo”, completou.
É a segunda vez desde que assumiu o comando do CNJ e STF, em setembro deste ano, que o ministro Edson Fachin se reuniu com os presidentes dos tribunais de Justiça. O presidente do CNJ disse que pretende realizar encontros regionais ao longo de sua gestão para estar mais próximo da magistratura estadual.
O ministro destacou áreas prioritárias para o CNJ na gestão 2025-2027, como os direitos humanos e Sistema Interamericano de Justiça, o Programa Pena Justa, infância e juventude, proteção às famílias e enfrentamento da violência doméstica, além de temas como meio ambiente, segurança pública e combate ao crime organizado.
Ainda nesta segunda-feira, no período da tarde, o ministro Fachin tem reuniões separadas com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).
Resultados, Metas e Premiação
O "19.º Encontro Nacional do Poder Judiciário", cuja abertura oficial está marcada para noite desta segunda-feira, em Florianópolis, tem o objetivo de avaliar a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e aprovar as Metas Nacionais de 2026. O evento, com programação que estenderá durante toda a terça-feira (2) conta com a participação de magistrados e servidores dos tribunais estaduais, federais, do Trabalho, eleitorais e militares.
O anúncio dos vencedores do "Prêmio CNJ de Qualidade", iniciativa anual que avalia e reconhece os tribunais brasileiros com melhor desempenho nos eixos “Governança”, “Produtividade”, “Transparência” e “Dados e Tecnologia”, marcará o encerramento do encontro nacional.
Edição: Terezinha Torres
Com informações do CNJ
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660









