Premiação reconheceu os resultados da prática “Redução de custo com aquisição e tempo de atendimento das demandas de mobiliário”, idealizada e implantada pela Secretaria de Compras, Contratos e Operações do Tribunal.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) recebeu na noite da sexta-feira (28/11) o “Prêmio Qualidade Amazonas 2025”, na categoria "Governamental", modalidade "Processo", com a prática “Redução de custo com aquisição e tempo de atendimento das demandas de mobiliário”, viabilizada a partir da implantação de movelaria própria em projeto idealizado e implementado pela Secretaria de Compras, Contratos e Operações (Secop/TJAM).
A tradicional premiação é realizada anualmente pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e, em 2025, chega à sua 32.ª edição. O objetivo é reconhecer e premiar os esforços das organizações na busca da melhoria de processos produtivos e da gestão organizacional.
O secretário de Compras, Contratos e Operações do Tribunal de Justiça do Amazonas, Chrystiano Lima e Silva, representou o Tribunal na cerimônia e recebeu o prêmio em nome da equipe da Secop/TJAM. Também participaram da solenidade, realizada no Diamond Convention Center, na Ponta Negra, zona Oeste, os servidores Aldemir da Silva Menezes Medeiros (diretor da Divisão de Compras e Contratos), Nélia Freitas Nogueira Vieira (diretora da Divisão de Patrimônio e Materiais), Bruno Oliveira de Souza (diretor da Divisão de Gestão de Projetos da Secretaria de Planejamento), Joyce de Melo Makarem (coordenadora de Licitações), Marlúcia Araújo dos Santos (assistente de secretário), Djalma Takeshi Souza Ishizawa (assistente de coordenadoria de Licitações); e Manoel Pedro de Souza Neto.
Resultados expressivos
A iniciativa premiada foi a implantação, pelo Tribunal, em janeiro de 2024, de uma Seção de Movelaria, que funciona no subsolo do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, e passaram a ser fabricados móveis destinados às unidades do Tribunal, com resultados expressivos quanto à redução de custos, economia de tempo no atendimento às demandas dos demais setores e, ainda, viabilizando o atendimento de necessidades de acessibilidade de servidores com necessidades especiais, ampliado a inclusão.
Dados apresentados durante a fase de avaliação à banca examinadora do Prêmio e também na QualiShow/Fieam, mostram os resultados expressivos da iniciativa, dentre eles: 80% das demandas por mobiliário passaram a ser atendidas internamente, gerando redução de 53% nos custos — economia de aproximadamente R$ 310 mil entre janeiro de 2024 e março de 2025, apenas com mesas e armários, quando comparado ao valor das aquisições externas anteriores; e a diminuição de 84% no prazo de atendimento aos setores.
Sobre o prêmio
Criado em 1994, o Prêmio Qualidade Amazonas tem como propósito reconhecer e dar visibilidade às organizações do Estado que buscam excelência em gestão e resultados. Entre seus objetivos, estão: fomentar a utilização de ferramentas de qualidade e metodologias de avaliação da gestão organizacional nos setores público e privado; estimular a apresentação de boas práticas e o fortalecimento do capital intelectual da força de trabalho; mobilizar colaboradores em prol da melhoria contínua de processos, produtos e serviços, ampliando a competitividade; valorizar profissionais que apresentem contribuições significativas para a produtividade e qualidade organizacional.
Confira o álbum de fotos do evento:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720330600951/
Edição: Terezinha Torres
Fotos: Chico Batata
Revisão Textual: Joyce Desideri Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660










