Além da realização do procedimento de correição, a comitiva da CGJ-AM realizou visita técnica à obra de revitalização do Fórum da comarca e também ao “Ponto de Inclusão Digital de Nível 2 (PID-2)”, inaugurado na comunidade Purupuru.


Nesta semana, a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) realizou correições na Vara Única e também no cartório da comarca de Careiro Castanho (município distante 86 quilômetros de Manaus).
Realizadas no período de 24 a 28 de novembro, a correição no juízo da comarca foi estabelecida pela Portaria n.º 557/2025-CGJ/AM e a correição no cartório local pela Portaria n.º 598/2025-CGJ/AM. Ambos os documentos foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico (DJe).
Os trabalhos foram presididos pelo juiz corregedor auxiliar, Roberto Santos Taketomi, sendo coadjuvado pelo secretário-geral da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, Luís Felipe de Araujo Flôr; pelo chefe de gabinete do desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, Silvino Martins; pela assessora de gabinete da CGJ-AM, Maria Clara Simonetti Teixeira; pela diretora da Divisão de Correição da CGJ-AM, Adriana de Almeida Brito; e pelos servidores da CGJ-AM: Tainara dos Reis Monteiro, Carolina de Oliveira Marreiro e Erick Pereira de Souza.
A correição ordinária no juízo da comarca ocorreu conforme estabelecido no “Edital de Correição Ordinária – Cronograma Anual 2025”, de 22 de janeiro do ano corrente, e a correição na serventia extrajudicial considerou a competência do Poder Judiciário em fiscalizar os serviços de notas e de registros públicos, nos moldes do art. 236, § 1.º, da Constituição Federal de 1988.
Durante os procedimentos realizados, o magistrado Roberto Santos Taketomi e a equipe de trabalho da CGJ-AM procederam à averiguação e fiscalização pormenorizadas das atividades desenvolvidas pelas unidades judicial e extrajudicial, nos ditames das diretrizes indicadas pelos manuais de correição (judicial e extrajudicial), com vistas a favorecer o melhor atendimento possível à sociedade.
Agenda
No ensejo dos trabalhos de correição, a comitiva da CGJ-AM, nesta mesma semana, realizou visita técnica às dependências do novo Fórum de Justiça da comarca, cujas obras de revitalização estão em fase de conclusão.
A reforma da unidade judiciária foi iniciada após tratativas do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, com a prefeita do município de Careiro Castanho, Mara Alves, em reuniões realizadas nos meses de abril, maio, agosto e outubro deste ano.
Na comarca, os trabalhos de engenharia foram viabilizados a partir de um acordo de cooperação técnica em vigor, com as tratativas ocorrendo no âmbito da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, a partir de demanda apresentada pelo juiz da comarca ao órgão correicional.
Além da visita à obra do Fórum, a comitiva da CGJ-AM esteve também verificando o funcionamento do “Ponto de Inclusão Digital de Nível 2 (PID-2)”, inaugurado em 15 de julho de 2024, na comunidade Purupuru. O espaço proporciona aos moradores da localidade e de áreas adjacentes o acesso a serviços judiciais de interesse público.
#PraTodosVerem: Na imagem principal que ilustra a matéria: o registro fotográfico de parte dos integrantes da comitiva designada para realização de agenda trabalho na comarca de Careiro Castanho. Na imagem constam cinco pessoas, que estão de pé, lado a lado, à frente do Fórum da comarca, cujas obras estão em fase de conclusão. Na fachada da edificação, em sua parte superior, consta um letreiro no qual consta a descrição (em letras prateadas): “Estado do Amazonas”, “Poder Judiciário” e “Fórum de Justiça”. Ao lado da descrição consta o brasão do Tribunal de Justiça do Amazonas. O prédio tem paredes na cor predominantemente branca e detalhes em cor cinza.
Afonso Júnior
Fotos: Acervo
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771







