Juiz Danny Rodrigues foi o palestrante da atividade, que integrou a programação da 31ª Semana Justiça pela Paz em Casa.
Cerca de 400 jovens da Escola Estadual Professor José Paula de Sá, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Nova Olinda do Norte (município distante 126 quilômetros de Manaus) participaram de palestra de conscientização proferida pelo juiz Danny Rodrigues sobre o combate à violência doméstica e familiar. O evento aconteceu na quarta-feira (26/11), como parte da programação da "31.ª Semana Justiça pela Paz em Casa".
O magistrado, que também responde pela comarca de Ipixuna, utilizou o intervalo entre as audiências nas comarcas para trabalhar a prevenção por meio da educação. "É uma honra estar aqui para falar sobre um tema que, infelizmente, ainda faz parte da realidade de muitas famílias", disse o juiz.
O magistrado alertou os estudantes que a violência doméstica não se restringe a agressões físicas e não é um problema apenas "de adultos". Ele destacou que o problema afeta toda a comunidade e frequentemente começa de forma sutil.
Danny Rodrigues citou a "Lei Maria da Penha" como um "instrumento poderoso" para a proteção de mulheres, crianças e idosos, garantindo-lhes o direito de viver sem medo.
O juiz dirigiu-se diretamente aos jovens, encorajando-os a quebrarem o silêncio. "Pedir ajuda não é fraqueza. Pelo contrário, é um ato de coragem", afirmou. "Se você conhece alguém que sofre violência em casa, ou se você mesmo se sente ameaçado, procure um adulto de confiança — um professor, um conselheiro, um familiar — ou os órgãos de proteção. Seu silêncio não protege ninguém; sua voz pode salvar uma vida", afirmou o magistrado.
O juiz Danny citou o empenho da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica, do Tribunal do Estado, no combate à violência de gênero, por meio da produção e distribuição de cartilhas sobre essa temática, com visual e linguagem acessíveis para jovens.
"Recebemos as cartilhas e distribuímos também no Fórum da cidade para que a população tivesse acesso ao conteúdo", salientou.
Sandra Bezerra
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771







