Promovido pela Esmam e Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação, do TJAM, evento acontecerá no próximo dia 13/11 e inscrições já estão abertas.
Em alusão ao "Mês da Consciência Negra", a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), promoverão a roda de conversa “Da Resistência à Justiça: vozes negras em diálogo”, um espaço de reflexão e valorização da trajetória e das contribuições da população negra na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O encontro, que tem como público-alvo magistrados e servidores e acontecerá na modalidade híbrida (presencial e online) ocorrerá no próximo dia 13 de novembro, às 9h, no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus F. Lopes, prédio anexo à Sede do TJAM, no Aleixo, reunindo personalidades de destaque para discutir temas como o legado de Zumbi dos Palmares, a construção da identidade negra e os desafios da equidade racial no acesso à Justiça.
Alinhada às diretrizes da Resolução n.º 519/2023, que reitera o compromisso do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em implementar ações de conscientização e educação no ambiente de trabalho para fortalecer uma cultura institucional baseada na igualdade e no respeito às diferenças, o evento terá por objetivo promover a reflexão dos participantes sobre a importância da igualdade racial e o combate ao racismo e à discriminação religiosa, especialmente no contexto institucional e no ambiente de trabalho. Visará, ainda, a capacitar os participantes a identificarem e enfrentarem práticas discriminatórias no Judiciário, fortalecendo uma cultura de inclusão e respeito à diversidade, alinhando-se aos princípios de equidade e Justiça.
O evento também conta com o apoio dos coletivos Arte Ocupa e PretoBerâncias; da Escola Judicial (Ejud/TJAM) e Comissão de Participação Feminina do TJAM.
Para se inscrever, basta acessar o site da Esmam: https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Exposição
Nos dias 12 de novembro, antecedendo a realização da Roda de Conversa que acontece no dia 13, a programação alusiva ao "Dia da Consciência Negra" organizada pelo TJAM será marcada pela abertura da exposição "Amazônia Preta em Movimento", que será instalada no hall do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, permanecendo aberta à visitação até o dia 14/11 (no horário do expediente forense, das 8h às 14h).
Texto: Ramiro Neto
Arte: Guilherme Pantoja
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771





				

