Na sexta-feira (31) acontecem as semifinais do concurso que reúne acadêmicos de Direito de universidades públicas e particulares de Manaus.





A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) realizou, na quarta-feira (29/10), a terceira rodada do “VII Júri Simulado Procurador de Justiça João Bosco Sá Valente”. No primeiro embate do dia, entre a Universidade Nilton Lins e a Faculdade La Salle, os alunos do curso de Direito da Universidade Nilton Lins saíram vitoriosos. Em seguida, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) venceu, pela segunda vez, o Instituto Amazônico de Ensino Superior (Iames). Ambas as instituições vitoriosas seguem para a próxima fase.
José Ricardo Siqueira de Macedo Filho, acadêmico de Direito e treinador da equipe da Universidade Nilton Lins, declarou que já competiu no Júri Simulado da Esmam e agora volta como representante da coordenação de Direito da instituição.
“Eu fui competidor na edição passada e agora auxiliei o professor a treinar a nova equipe. É extremamente importante para o estudante de Direito participar de um júri simulado como este, porque você coloca o acadêmico na prática. Tudo o que ele aprende na teoria, na universidade, consegue aplicar, pôr em prática, através dessas atividades”.
A professora Mariana Filard, coordenadora do Núcleo de Estudos Jurídicos da Faculdade La Salle é a responsável pela participação de atividades práticas dos alunos e ressaltou a importância do evento para a formação acadêmica.
“É uma satisfação trazê-los mais uma vez para competir, porque essa prática é extremamente importante para que o aluno possa se desenvolver, sentir o que virá após a graduação, para se ambientar com todas as práticas, sejam elas penais, civis, de tribunal, de ética. No ano passado, nós fomos campeões do certame, então é um prazer muito grande estarmos presentes mais uma vez”, afirmou a coordenadora.
Paula Assunção, uma das alunas da equipe da Universidade Nilton Lins, instituição ganhadora do embate da manhã do terceiro dia do simulado, declarou: “É uma grande honra participar desse evento, ter contato direto com essa experiência incrível do Tribunal do Júri, para aplicação do Direito Penal. Quem está aqui disputando, supera a si mesmo, se desafia. O aprendizado é maravilhoso e agradeço ao Tribunal de Justiça por abrir espaço para essa competição. Foi um prazer participar com os nossos colegas do La Salle. Mas vencer é muito bom também. Estamos muito felizes, pois estudamos bastante, nos esforçamos e o resultado veio. E agora vamos nos preparar para a próxima etapa”, disse Paula, que cursa o 8.º período de Direito.
Alcântara Feitosa, aluna do 8.º período da UEA, que compôs a equipe vencedora do embate da parte da tarde na quarta-feira, declarou-se extremamente entusiasmada com o Juri Simulado da Esmam: “Este foi um júri muito difícil, era um processo complexo, com muitas provas a serem analisadas e diversos detalhes que, olhados superficialmente no começo, davam um certo desespero. Mas, a nossa equipe é sempre muito aguerrida, uma equipe que não desiste de qualquer processo. A gente lê, estuda cada detalhe e foi nos detalhes que hoje a levamos a vitória, tanto que foi 4 a 3 na desclassificação. Vamos batalhar até o final, o que as pessoas podem esperar da Equipe UEA é um grupo que leva um jurídico, técnico, emocionante e que vai gerar, com certeza, muita emoção para todo mundo que vier assistir”.
O juiz Saulo Góes Pinto, que presidiu os dois julgamentos do dia, avaliou positivamente a disputa e também destacou que o evento promove um contato muito próximo dos acadêmicos de Direito com o Poder Judiciário. “É uma oportunidade de se verem na situação de atores do sistema de justiça. E pelo desempenho das equipes, a gente vê que são alunos que já estão basicamente preparados para a atuação profissional. Tudo está acontecendo dentro dos critérios do edital e está sendo um sucesso”, disse o magistrado.
Na sexta-feira (31) acontecerão as semifinais do júri simulado: às 8h30, a disputa será entre as equipes da Ufam e da Boas Novas; e às 14h30 entre as equipes da Uniniltonlins e da UEA.
Texto: Ramiro Neto
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771







