Qualquer pessoa pode participar, avaliando os temas apresentados e apresentando outros que considere importantes.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza até dia 22/10 uma consulta pública sobre os Macrodesafios do Poder Judiciário para o período de 2027 a 2032. Trata-se da definição da Estratégia Nacional para esses seis anos, por meio da qual será possível direcionar a atuação dos órgãos do Judiciário para atender a suas demandas de forma mais eficiente.
Segundo o CNJ, “a construção da nova Estratégia está sendo realizada de forma colaborativa, com o envolvimento da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, composta por representantes de todos os tribunais e conselhos”. Essa etapa de escuta pública é considerada fundamental para garantir que as diretrizes estratégicas reflitam as necessidades reais da sociedade e dos operadores de direito.
A avaliação dos Macrodesafios do Poder Judiciário pode ser feita por todas as pessoas que ao acessarem o link da pesquisa em https://formularios.cnj.jus.br/macrodesafios-2027-2032/ escolherem seu perfil (advocacia; magistratura; Ministério Público; Defensoria Pública; servidor do Poder Judiciário; acadêmico/pesquisador ou público em geral) referente ao estado da federação a que importa.
Na sequência, são apresentados 13 grandes temas que serão objeto de atuação sistêmica dos tribunais e conselhos de Justiça para aprimoramento dos serviços judiciais. Essa definição dos macrodesafios deve considerar fatores internos à administração, como a gestão financeira; os processos de trabalho e de desenvolvimento organizacional; além fatores diretamente relacionados à prestação de serviços à sociedade, como o acesso à Justiça, a celeridade e a solução de conflitos.
A pesquisa leva o participante a avaliar a importância de cada macrodesafio apresentado, tratando de aspectos, como: direitos fundamentais; relacionamento com a sociedade; enfrentamento à corrupção; gestão de pessoas; comunicação institucional; entre outros. Há também a possibilidade de sugerir outros temas considerados importantes para o período.
#PraTodosVeres: A imagem é um cartaz institucional de divulgação com fundo em tons de azul degradê, contendo informações sobre uma consulta pública promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A composição visual é limpa e formal, com destaque para as palavras “Consulta Pública” e “Estratégia Nacional 2027–2032”, indicando uma iniciativa de planejamento estratégico participativo do Judiciário brasileiro.
Texto: Patricia Ruon Stachon | ACS-TJAM
Arte: CNJ
Revisão Textual: Joyce Desideri Tino | ACS-TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (92) 99316-0660







