Durante a visita, os alunos assistiram a uma palestra do coordenador-geral de Cursos da Esmam, juiz Saulo Góes Pinto e do diretor da Escola, desembargador Flávio Pascarelli. Na sequência, participaram de atividades guiadas no Fórum Henoch Reis, acompanhados por servidores da Escola da Magistratura.
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) recebeu, na manhã de quarta-feira (24/9), alunos dos cursos de Direito do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) e da Faculdade Martha Falcão, em mais uma edição do projeto “TJAM de Portas Abertas – Conhecendo o Poder Judiciário Amazonense".
Destinado a acadêmicos de Direito das instituições de ensino superior do Amazonas que estejam cursando os três primeiros períodos, o projeto tem como objetivo apresentar os ambientes e funções do Poder Judiciário, proporcionando aos estudantes a experiência de acompanhar, na prática, o funcionamento da Justiça.
Durante a visita, os alunos assistiram a uma palestra do coordenador-geral de cursos da Esmam, juiz Saulo Góes Pinto e do diretor da Escola, desembargador Flávio Pascarelli. Na sequência, participaram de atividades guiadas no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, acompanhados por servidores da Escola da Magistratura.
Diálogo
O juiz Saulo Góes Pinto falou de sua satisfação e felicidade com mais uma edição do projeto “Portas Abertas” e considerou importante desmistificar a ação do Judiciário, em especial para os acadêmicos que serão os futuros operadores do Direito.
“O projeto Portas Abertas é um diálogo entre o Tribunal e a comunidade acadêmica, onde os alunos têm a oportunidade de conhecer um pouco do Judiciário porque a visão que se tem muitas vezes, não corresponde ao trabalho intenso que é realizado. Por isso é fundamental esse papel da Esmam, de trazer a visão dessa realidade, da grande a responsabilidade da Justiça para lidar com diversos temas, especialmente questões mais complexas. Essa visão interna possibilita aos estudantes de Direito perceberem o valor do trabalho do Judiciário”, finalizou Saulo.
Impressões - Professores
O professor Abraão Guimarães, coordenador do curso de Direito do Ciesa, agradeceu o convite da Esmam, que proporcionou aos estudantes da universidade uma vivência concreta no ambiente jurídico. “Graças à iniciativa da Escola da Magistratura, os estudantes de Direito conseguiram vivenciar como é estar em um Tribunal, de assistir à sessão de julgamento das Câmaras Reunidas e ainda têm a oportunidade de conversar com
desembargadores, compreendendo melhor o funcionamento do Judiciário como um todo. O Ciesa agradece à Esmam por esse convite e por abrir essa oportunidade aos nossos acadêmicos”, afirmou.
Diego Teixeira Mendes, do Centro Universitário Martha Falcão, ressaltou o impacto positivo da ação na formação dos futuros profissionais: “É gratificante estar aqui com meus alunos, para que eles adquiram conhecimento sobre as diversas áreas que o Direito oferece, não apenas como advogados, mas também como juízes, magistrados e desembargadores. Agradeço imensamente à Esmam por proporcionar essa imersão didática e espero que tenha sido proveitosa para todos”.
Impressões - Estudantes
Carolina Ribeiro, estudante do 2.º período de Direito do Ciesa, compartilhou sua experiência: “Está sendo realmente muito inspirador este momento. A demonstração sobre como atua um juiz e como funciona um Tribunal de Justiça é enriquecedora. Acredito que o ‘Portas Abertas’ é um projeto revelador para os estudantes de Direito, pois permite vivenciar, de forma concreta, aquilo que poderão exercer futuramente, além de entenderem o funcionamento de um júri ao vivo”.
Já Larissa Vera Caldas, estudante de Direito da Universidade Martha Falcão, destacou o valor da iniciativa. “O ‘Portas Abertas’ representa uma oportunidade valiosa para os acadêmicos da área, especialmente pela imersão proporcionada no universo jurídico. Agradeço muito pelo convite”, comentou.
>>>> Veja mais fotos aqui: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720329251113/with/54809830153
Texto: Rebeca Artiagas | Esmam
Supervisão e edição: Ramiro Neto | Esmam
Fotos: Marcus Phillipe | ACS-TJAM
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771