A entrega foi feita para a gestora da ONG Patas Verdes com a presença da presidente do Comitê de Cuidados e Atenção à Causa Animal.
Na manhã desta quinta-feira (18), o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do Comitê de Cuidados e Atenção à Causa Animal, presidido pela desembargadora Lia Maria Guedes de Freitas, realizou a entrega de 166 quilos de tampinhas plásticas à professora Graziela Saraiva, idealizadora do projeto Patas Verdes, uma iniciativa que integra sustentabilidade ambiental, saúde pública e bem-estar animal.
O material será encaminhado para reciclagem, e os recursos obtidos serão revertidos em castrações gratuitas de animais, atendendo principalmente pets de estudantes da rede pública e animais comunitários.
A desembargadora Lia Guedes destacou que a iniciativa cumpre um importante papel. “Esse projeto é de suma importância, não só para a conscientização da causa animal, mas também para a sustentabilidade. Estamos angariando tampinhas para viabilizar castrações e contribuir com a sociedade. Dentro do Poder Judiciário a ação atinge as Metas orientadas pelo Conselho Nacional de Justiça”, afirmou.
De acordo com a coordenadora, a ação contribui para os indicadores ambientais de gestão de resíduos previstos na Resolução nº 550/2024 e na Resolução nº 400/2021, ambas do CNJ, que orientam o monitoramento da geração de resíduos, a destinação correta e a redução do descarte inadequado.
Parceiros
A campanha de arrecadação, que durou cerca de um mês, mobilizou servidores do TJAM em uma ação integrada entre a Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade e o Comitê de Cuidados e Atenção à Causa Animal. A iniciativa também contou com a participação da Escola Ângelo Ramazotti e Nossa Senhora das Graças, que promoveram gincanas entre os alunos, premiando as turmas que mais arrecadaram tampinhas.
Segundo a professora Graziela Saraiva, idealizadora do projeto Patas Verdes, a parceria com o Tribunal tem ampliado o alcance da iniciativa.
“As ações de arrecadação dentro do TJAM têm um grande impacto no número de castrações. Muitas pessoas que não podem pagar por esse procedimento nos procuram, e esse apoio ajuda a atender essa demanda”, explicou.
A entrega simbólica das tampinhas ocorreu na Central de Transportes do TJAM, com a presença da desembargadora Lia Guedes, de vestido estampado com formas geom, a professora Graziela Saraiva, além dos membros do Comitê de Cuidados e Atenção à Causa Animal: Juliana Lins (secretária), Albem Claudino e Ivan Furtado.
#PraTodosVerem: A imagem mostra, da esquerda para direita, o integrante do Comitê de Cuidados e Atenção à Causa Animal, Ivan Furtado, a desembargadora Lia Guedes e a professora Graziela Saraiva, ambas seguram documentos que registra a entrega das tampinhas, em sequência estão os outros dois membros do Comitê Albem Claudino e Juliana Lins. O grupo está em uma pequena sala onde há prateleiras, é possível ver diversos sacos transparentes cheios de tampinhas plásticas de garrafas PET, separadas por cores variadas, o que reforça a ideia de coleta seletiva e reciclagem.
Texto: Sandra Bezerra | ACS-TJAM
Foto: Marcus Phillipe | ACS-TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771