Juiz e diretor do 12º JEC representaram a Justiça do Amazonas entre representantes de 25 estados da Federação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) marcou presença, por meio da 12ª Vara do Juizado Especial Cível (12º JECC), na Maratona de Inovação dos Juizados Especiais – JESPJAM 2025, realizada no Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas ao TJPE, em Recife-PE, entre os dias 10 e 12 de setembro de 2025.
O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reuniu representantes de 25 estados da Federação sob o tema “(Re)construindo o futuro em redes”, com o objetivo de estimular cooperação, criatividade e soluções inovadoras para os Juizados Especiais.
De acordo com o titular da 12ª Vara do Juizado Especial Cível, Antônio Carlos Marinho Bezerra Júnior, que participou do evento juntamente com o diretor de secretaria da unidade, Fabrício Souza de Oliveira, o evento reforçou o compromisso do Judiciário com uma prestação jurisdicional inovadora, eficiente e humana, alinhada ao princípio do acesso à justiça e ao fortalecimento do trabalho colaborativo em todo o país.
Durante o evento, 12 equipes concorreram para apresentar o melhor projeto de inovação para os Juizados Especiais, em 3 eixos temáticos distintos. O 12º JEC, por meio do diretor Fabrício Oliveira, integrou a equipe Pacifica, conquistando o primeiro lugar do Macrodesafio 01 - Conciliação 3.0, através da apresentação de ferramenta tecnológica.
I projeto NegociAI
A equipe “Pacifica”, da qual o 12º JECC fez parte, apresentou uma ferramenta tecnológica, que tem por finalidade oferecer um ambiente digital de autocomposição, permitindo resolver conflitos de forma rápida e eficiente, antes mesmo do ajuizamento das ações, contribuindo para a celeridade e a economia processual.
O projeto NegociAI tem por finalidade oferecer um ambiente digital de autocomposição, permitindo resolver conflitos de forma rápida e eficiente, antes mesmo do ajuizamento das ações, contribuindo para a celeridade e a economia processual.
A experiência evidenciou que os laboratórios de inovação desempenham papel essencial para o desenvolvimento de novas práticas, ao mesmo tempo em que a cooperação entre diferentes tribunais potencializa a multiplicação de resultados.
Na opinião do servidor Fabrício Souza de Oliveira, diretor do 12º JECC, “participar da JESPJAM 2025 foi uma oportunidade singular de crescimento profissional, troca de experiências e contribuição efetiva para a melhoria do sistema dos Juizados Especiais”.
#PraTodosVerem: A foto mostra um grande grupo de pessoas reunidas em um ambiente interno, aparentemente em um evento ou confraternização. A maioria veste camisetas brancas personalizadas com um logo e crachás, sugerindo participação em uma atividade organizada, possivelmente uma convenção, encontro ou workshop.
Texto: Sandra Bezerra
Foto: Acervo 12º JECC
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660