A inscrição do Tribunal ocorre na categoria Governamental, modalidade Processo.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Secretaria de Compras, Contratos e Operações (SECOP), está entre os participantes do “Prêmio Qualidade Amazonas 2025”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). A inscrição do Tribunal ocorre na categoria Governamental, modalidade Processo, com a prática “Redução de custo com aquisição de mobiliário”, viabilizada a partir da implantação de movelaria própria.
No dia 22 de agosto, já na segunda fase de avaliação, a banca examinadora do prêmio visitou o TJAM para uma análise técnica in loco. Na ocasião, os avaliadores conheceram a Seção de Movelaria, instalada em janeiro de 2024 no subsolo do Fórum Ministro Henoch Reis, onde são fabricados móveis destinados às unidades do Tribunal.
A iniciativa tem se destacado pelos resultados expressivos: atualmente, 80% das demandas por mobiliário são atendidas internamente, gerando redução de 53% nos custos — economia de aproximadamente R$ 310 mil entre janeiro de 2024 e março de 2025, apenas com mesas e armários, quando comparado ao valor das aquisições externas anteriores. Além da economia, houve também diminuição de 84% no prazo de atendimento aos setores. Outro diferencial é a possibilidade de produzir móveis customizados para atender às necessidades de acessibilidade, ampliando a inclusão e a eficiência.
O resultado da segunda fase será divulgado na próxima semana. Já a apresentação pública dos projetos finalistas acontecerá durante a 4.ª Feira da Qualidade, no Centro de Convenções Vasco Vasques, entre os dias 8 e 11 de outubro.
Sobre o prêmio
Criado em 1994, o Prêmio Qualidade Amazonas tem como propósito reconhecer e dar visibilidade às organizações do Estado que buscam a excelência em gestão e resultados. Entre seus objetivos, estão: - fomentar a utilização de ferramentas de qualidade e metodologias de avaliação da gestão organizacional nos setores público e privado; - estimular a apresentação de boas práticas e o fortalecimento do capital intelectual da força de trabalho; - mobilizar colaboradores em prol da melhoria contínua de processos, produtos e serviços, ampliando a competitividade; - valorizar profissionais que apresentem contribuições significativas para a produtividade e qualidade organizacional.
Patrícia Ruon Stachon
Foto: Acervo
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771