Promovidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os eventos acontecem na sede do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, de 19 a 21 de agosto.
O TJAM está sendo representado pela equipe da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde no "V Congresso Brasileiro dos Serviços de Saúde do Poder Judiciário" e "VI Seminário Nacional sobre Saúde de Magistrados e Servidores", promovidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na cidade de São Paulo (SP), na sede do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região. A programação teve início na terça-feira (19/08) e prossegue até esta quinta (21).
A secretária da SESIS, Ana Cyra Saunders Fernandes Coelho, e a médica do trabalho, Morgana da Silva Miller Carvalho, participam do evento que tem como tema “Saúde Integral no Judiciário: Desafios e Soluções para um Novo Tempo”.
“O congresso e o seminário representam espaços fundamentais para que o Judiciário una esforços em prol da saúde e do bem-estar de magistrados e servidores. É um momento de troca e de integração entre tribunais, que fortalece a política nacional e incentiva a criação de soluções inovadoras para os desafios atuais, sempre com foco na prevenção, na qualidade de vida e na promoção da saúde integral de quem atua na Justiça”, avaliou a secretária da Sesis/TJAM.
As representantes do TJAM participam de discussões sobre temas como perícia médica, gestão de saúde ocupacional, programas institucionais e direitos de servidores e acompanham mesas-redondas sobre temas como, critérios para isenção de imposto de renda por doenças graves; gestão de saúde ocupacional no Judiciário; programas de saúde física e mental promovidos por tribunais; condições especiais de trabalho, com destaque para gestantes, pessoas com deficiência e necessidades especiais e instrumentos de caracterização da deficiência e identificação de barreiras no ambiente laboral.
Na abertura aconteceu a conferência com o conselheiro Guilherme Guimarães Feliciano, presidente do Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do CNJ, que apresentou os indicadores nacionais de saúde.
O médico Andral Codeço Filho, abordou o panorama histórico e a construção da Resolução CNJ n.º 207/2015, que instituiu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde no Judiciário.
Outro destaques do primeiro dia foi a palestra do médico Sidney Klajner, presidente do Hospital Albert Einstein, sobre o tema “Inteligência Artificial e Inovação na Saúde”, destacando tecnologias que estão transformando a gestão hospitalar e o atendimento médico.
O evento também vai oferecer no último dia, oficinas de inovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com foco na saúde mental de magistrados e servidores. Os participantes trabalharão de forma colaborativa para identificar desafios, mapear atores, propor soluções e consolidar ideias.
A programação se encerra com a plenária de apresentação das propostas mais votadas.
Sandra Bezerra
Foto: Acervo da Sesis/TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660