Ação alcançou adolescentes e jovens vinculados ao Projeto Protegendo Filhos, ao Programa Novos Caminhos, a processos de medidas de proteção em tramitação no Juizado da Infância e da Juventude Cível (JIJC), em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e adolescentes acompanhados pelas Varas Especializadas em Crimes contra a Dignidade Sexual e Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes.
Nesta quarta-feira (20/08), a Coordenadoria da Infância e da Juventude (COIJ/TJAM), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), realizou o evento Acolhida na Comunidade. O encontro aconteceu no Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcelos, no bairro de São Francisco, zona Sul de Manaus, e teve como tema central a palestra “Aprendizagem e Empregabilidade”.
A abertura do evento contou com a presença da desembargadora Joana dos Santos Meirelles, coordenadora da Coordenadoria da Infância e da Juventude, que destacou a importância da parceria do Tribunal de Justiça do Amazonas com programas voltados à empregabilidade de jovens. Também participou a gerente do Serviço de Proteção à Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço a Comunidade Taize Andrade dos Santos Portela e a representante do CIEE e assistente social Sara Matos Ramos, que apresentou, durante a palestra, orientações práticas sobre como os adolescentes podem ingressar nos programas de aprendizagem.
“O encaminhamento (dos jovens) geralmente vem da rede com a qual trabalhaos, como essa atividade que estamos fazendo agora, em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude, os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e os CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Nós realizamos essas capacitações e oficinas, e é assim que conseguimos o contato com vocês. Então, os jovens que participam dessas atividades são encaminhados para o nosso banco de dados com prioridade”, explicou.
O evento teve como objetivo aproximar jovens vinculados ao "Projeto Protegendo Filhos", ao "Programa Novos Caminhos", a processos de medidas de proteção em tramitação no Juizado da Infância e da Juventude Cível (JIJC), além de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, como Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA). Também participaram adolescentes acompanhados pelas duas Varas Especializadas em Crimes contra a Dignidade Sexual e Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes de Manaus.
A iniciativa buscou ainda aproximar a comunidade de informações e oportunidades relacionadas ao mercado de trabalho, destacando a importância da qualificação profissional e os caminhos para a inserção no mercado.
Aberta a estudantes, familiares e à comunidade em geral, a palestra reforçou o compromisso do Tribunal de Justiça do Amazonas em promover cidadania e inclusão social.
Cassiane Pedroso
Fotos: Marcus Phillipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660