As duas obras lançadas foram “Saúde, Educação e Segurança Pública na Amazônia” e “Retratos das Violências no Amazonas”.
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas promoveu, nesta terça-feira (29/07), o lançamento das obras “Saúde, Educação e Segurança Pública na Amazônia”, organizada por Ellen de Moraes e Silva e Danny da Silva Guedes, e “Retratos das Violências no Amazonas”, organizada por Criseyanne Andrade de Oliveira, Dodil João Carlos Marques, Roney Brito de Aguiar e Ellen de Moraes e Silva e o evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes — Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas — Av. André Araújo, s/n – Aleixo.
A abertura do evento foi marcada pelo lançamento do livro “Saúde, Educação e Segurança Pública na Amazônia”, fruto de um esforço coletivo de pesquisadores e profissionais dedicados a refletir, de forma crítica e propositiva, sobre os desafios e as potencialidades da região amazônica nas áreas da saúde, da educação e da segurança pública.
Segundo uma das organizadoras da obra, Ellen de Moraes e Silva, o principal objetivo é disseminar a ciência na Amazônia.
A publicação dessa obra gera grandes expectativas para que esta pesquisa alcance um grande número de pessoas interessadas em enriquecer seu conhecimento sobre o assunto.
“Esta obra, formada por discentes de nível superior das áreas da saúde, educação e segurança pública, visa difundir a ciência na Amazônia por meio da leitura”.
A expectativa é que as pessoas conheçam os pesquisadores que o nosso Estado tem, a qualidade desses profissionais e também as perspectivas que eles podem levar para as universidades, para o mestrado e para o doutorado”, declarou a organizadora.
Após o encerramento do lançamento da primeira obra, com entrega de certificados e foto oficial, às 15h, iniciou-se a solenidade de lançamento da segunda obra, intitulada “Retratos das Violências no Amazonas”, uma coletânea de textos que abordam, sob distintas perspectivas, as múltiplas formas de violência que incidem sobre a realidade amazônica, contribuindo para o aprofundamento do debate e para a produção de conhecimento científico na área da segurança pública.
A organizadora Criseyanne Andrade de Oliveira afirmou que a grande inspiração para a escrita da coletânea foram os números crescentes da violência.
“O alto índice de violência foi o que conduziu essa pesquisa científica, que tem como principal objetivo permitir que os pesquisadores, intelectuais e alunos nortistas falem com propriedade sobre a nossa região.
Estamos muito realizados com o lançamento dessa obra, pois, a partir desses relatórios e pesquisas, informamos, mas também apresentamos soluções e políticas públicas para a melhoria do cenário atual”, declarou Oliveira.
#PraTodosVerem: A imagem mostra um grupo numeroso de pessoas em pé, lado a lado, em um auditório institucional. Todos seguram um exemplar de um mesmo livro, exibindo-o à frente do corpo, o que indica que se trata de um evento de lançamento ou entrega de publicações. A maioria das pessoas é do sexo feminino, e estão vestidas com roupas formais ou sociais. O ambiente tem um ar cerimonial, com piso acarpetado, iluminação intensa no teto e, ao fundo, o brasão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o que reforça que se trata de uma solenidade ligada ao Judiciário. Também são visíveis bandeiras oficiais do Brasil, do Amazonas e do TJAM no canto esquerdo superior da imagem.
Texto: Rebeca Artiagas sob orientação e edição de Ramiro Neto
Fotos: Arquivo Esmam
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.