A coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude, desembargadora Joana Meirelles, representa o Tribunal no evento que reúne participantes de Brasil, Colômbia e Peru.
A coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coij), desembargadora Joana dos Santos Meirelles, representou o Tribunal de Justiça do Amazonas, na quinta e sexta-feira (dias 17 e 18/07), na “IV Sessão da Mesa da Tríplice Fronteira Amazônica de Combate ao Tráfico e à Exploração Sexual de Meninas, Meninos e Adolescentes”, que acontece na cidade de Letícia, na Colômbia.
A reunião técnica tem como organizadores o Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar; o Ministério do Interior e o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia; o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Letícia, com o apoio da Fundación Renacer, no âmbito da aliança Child Protection Compact entre o Governo da Colômbia e o Governo dos Estados Unidos.
A “Mesa Trinacional contra o Tráfico de Pessoas e a Exploração Sexual” da tríplice fronteira amazônica existe há mais de 15 anos, graças ao apoio das organizações da sociedade civil e à cooperação internacional. Mas o mecanismo estava inativo desde 2019, segundo a Fundación Renacer. Uma reunião realizada em julho do ano passado, também em Letícia, marcou sua reativação.
O objetivo geral da iniciativa é gerar articulações para a identificação, atenção e prevenção de casos de tráfico de pessoas e exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, com a construção conjunta de um plano de ação para aumentar a capacidade dos três países de coordenar uma resposta eficaz e oportuna, baseado no intercâmbio de boas práticas e na cooperação entre países irmãos.
Conforme a programação divulgada pelos organizadores, a pauta da reunião deste ano tem como objetivo a consolidação e aprovação do Plano de Ação Trinacional, bem como a aprovação da estrutura de governança trinacional.
Na agenda de quinta-feira ocorreram as Mesas Técnicas, com a participação de entidades governamentais, comunidades indígenas, meninas, meninos e adolescentes, para finalizar a formulação do Plano de Ação, que deverá ser submetido à aprovação, pela Mesa Diretiva, durante os trabalhos desta sexta-feira.
#PraTodosVerem: A imagem mostra um palco em um auditório simples, durante um evento oficial. Ao fundo, há um telão projetando um banner digital com a inscrição: “Mesa de Triple Frontera contra la Trata y Explotación Sexual de Niñas, Niños y Adolescentes — 17 y 18 de Julio de 2025 — Leticia, Colombia”. O banner traz logotipos de órgãos governamentais e o slogan: “La Amazonía unida – Colombia, Brasil, Perú contra la trata de personas”. À frente, está uma mulher vestida formalmente, com blazer preto e vestido estampado, posicionada ao lado de quatro bandeiras: do Brasil, da Colômbia, do Peru e da Polícia Nacional da Colômbia. No palco, há também quadros com desenhos infantis e pinturas coloridas, apoiados em cavaletes, representando mãos pintadas, figuras humanas, paisagens e símbolos.
Terezinha Torres | TJAM
Fotos: Acervo da Coij | TJAM
Revisão Textual: Joyce Desideri Tino | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660