Ação aconteceu na manhã de quinta-feira, quando a unidade móvel do Hemoam, conhecida popularmente como “Vampirão”, fez atendimento no Fórum Cível localizado no bairro São Francisco.
Servidores, estagiários e colaboradores do Tribunal de Justiça do Amazonas participaram na manhã de quinta-feira (10/07) de uma ação solidária na área da saúde, com a finalidade de ajudar na manutenção regular dos estoques do Banco de Sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam). Organizada pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (Sesis/TJAM) e pelo Subcomitê de Atenção à Saúde do Tribunal, a ação teve o apoio da própria Fundação Hemoam, que deslocou sua unidade móvel de coleta – popularmente conhecida como “Vampirão” – para o estacionamento do Fórum Cível Des.ª Euza Maria Naice de Vasconcellos, no São Francisco, onde 95 pessoas, previamente inscritas, compareceram para doar sangue durante o atendimento, que aconteceu no período da manhã, das 8h às 12h.
Todos os anos, a Sesis e o Subcomitê de Saúde realizam a campanha interna de mobilização dos servidores do Tribunal visando a cooperar com a Fundação Hemoam. A médica Ana Cyra Saunders, diretora da Sesis, frisou o caráter da iniciativa, que busca fomentar a solidariedade e reforçar o compromisso da instituição com a comunidade em que está inserido. “Para o TJAM, a participação nesta campanha transcende a simples doação de sangue, ela é um reflexo do engajamento da instituição com a comunidade e de sua consciência sobre o papel social que desempenha. Ao promover e sediar uma ação tão vital, o Tribunal demonstra ser um ambiente não apenas de Justiça, mas também de humanidade e solidariedade”, disse Ana Cyra Saunders.
Francinete Oliveira de Souza, da Coordenadoria da Infância e Juventude Judiciária, foi uma das servidoras que se cadastrou para doar sangue. Segundo ela, o fato de não precisar sair do local de trabalho facilita para os servidores em geral participarem de uma ação como essa. “Todos ganham com isso. Nós que estamos doando e quem vai receber o sangue, porque sabemos que os estoques sempre estão deficitários”, disse Francinete.
Serviço
Pessoas interessadas em colaborar com o Banco de Sangue da Fundação Hemoam podem comparecer à Sede do serviço especializado, localizada na Avenida Constantino Nery, 4.397, bairro Chapada (ao lado do Centro de Convenções Vasco Vasques), em qualquer período do ano, de segunda a sábado, das 7h às 18h.
https://drive.google.com/file/d/10X6wdmrCq7ZmnyF-2B3oBTtTY8FzkwlO/view#anc_1
A Fundação Hemoam também tem unidades instaladas no interior do estado (Coari; Humaitá; Itacoatiara; Manacapuru; Parintins; São Gabriel da Cachoeira; Tabatinga e Tefé).
#PraTodosVerem: A imagem mostra uma pessoa doando sangue em um centro de coleta. Ela está sentada em uma cadeira reclinável, com o braço esquerdo estendido e uma agulha conectada a uma bolsa de coleta de sangue. O braço está apoiado em um suporte acolchoado, e há um torniquete laranja preso à parte superior do braço, acima da agulha. Um curativo com algodão e esparadrapo cobre o local da punção.
Texto: Carlos de Souza
Fotos: Raphael Alves
Revisão Textual: Joyce Desideri Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660