Durante agenda institucional no município, o desembargador Jomar Fernandes também visitou comunidades indígenas e quilombolas de Barreirinha.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, lançou na manhã da última quarta-feira (9/7) a pedra fundamental do novo Fórum de Justiça da Comarca de Barreirinha, município localizado a 330 quilômetros de Manaus. A nova Sede do Judiciário será construída na Rua Getúlio Vargas, no Centro da cidade, ao lado de um imóvel que já foi Sede do Judiciário no município. Essa estrutura antiga será aproveitada e revitalizada para abrigar o plenário do Tribunal do Júri do novo fórum. Atualmente, a Vara Única de Barreirinha funciona em um prédio cedido pela Prefeitura.
O presidente agradeceu o apoio e a parceria com a Administração Municipal no projeto das novas instalações. “Quero registrar o nosso agradecimento ao prefeito e toda a equipe da Prefeitura de Barreirinha pela parceria nesta importante iniciativa. A construção do novo Fórum representa um avanço para o Tribunal, que tem buscado, dentro das condições orçamentárias, melhorar as instalações das unidades no interior, proporcionando melhores condições de trabalho aos nossos servidores e magistrados, e de atendimento ao cidadão que recorre à Justiça”, afirmou o desembargador Jomar Fernandes.
A agenda institucional no município contou com a presença do prefeito de Barreirinha, Darlan Taveira Peres (União Brasil); da secretária estadual da SECT, Renata Queiroz; além de secretários municipais, servidores e lideranças locais. Também integraram a comitiva do TJAM o chefe de Gabinete da Presidência, Sérgio Amorim; o secretário de Infraestrutura do Tribunal, Rommel Akel, e a secretária de Orçamento e Finanças do TJAM, Aline Rodrigues.
Além do lançamento da pedra fundamental, a agenda institucional incluiu visitas à comunidade indígena sateré-mawé do Distrito de Ponta Alegre – a cerca de duas horas da Sede municipal – e à comunidade quilombola de Matupiri, também na zona rural. Nas comunidades, a comitiva foi recebida com apresentações culturais e participou de rodas de conversa com os moradores.
O presidente do Tribunal também visitou o cartório extrajudicial da cidade e a Sede da Prefeitura.
“Temos procurado olhar com maior atenção para o interior, assim como outras gestões do Tribunal também realizaram ações com foco na melhoria da infraestrutura. Sabemos que essas obras são investimentos não apenas em estruturas físicas, mas também em cidadania, acesso à Justiça e desenvolvimento social”, completou o presidente do TJAM.
Texto: Acyane do Valle | TJAM
Fotos: Acervo da Presidência do TJAM
Revisão Textual: Joyce Desideri Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660