O gabarito preliminar da prova foi divulgado nesta segunda-feira (7), na página de acompanhamento do processo seletivo e ecursos poderão ser interpostos nos dias 08 e 09 (terça e quarta-feira).
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), realizou na manhã de domingo (06/07), a aplicação da prova do Processo Seletivo de Estágio de Graduação em Direito. A prova teve duração de três horas e foi composta por 60 questões de múltipla escolha.
A secretária da Controladoria Prévia da Esmam, Miriam Falcão de Silveira Rolim, comentou sobre como a iniciativa gera oportunidades para os estudantes de Direito.
“É uma oportunidade que os acadêmicos de Direito têm de já de se preparar para essa vida de concurso, de provas, de seleção, além da oportunidade de estagiar no tribunal, que é um diferencial na carreira, para conhecer a prática jurídica. Tem também a questão de oportunizar para esses alunos o contato já com a prática do Poder Judiciário. É muito importante e fico feliz de o Tribunal ter retomado e da gente poder estar possibilitando isso para esses estudantes entrarem dentro do Poder Judiciário de uma forma democrática’’, disse a secretária.
O juiz Saulo Góes Pinto, coordenador-geral de Cursos da Esmam, destacou a importância de a instituição gerar oportunidades para novos estagiários que desejam adquirir experiência para ingressar na área do Direito.
“Eu, como ex-estagiário e atual magistrado, sei da importância dessas oportunidades para os jovens da nossa sociedade ingressarem no Judiciário e terem contato direto com nosso trabalho. Mais uma vez, a Esmam, por meio de seus diretores, demonstra sua capacidade técnica de realizar um evento de grande porte, com organização e ordem”, disse o coordenador-geral.
Uma das candidatas, Manuela Silva de Oliveira, do terceiro período do curso de Direito, afirmou que almeja estagiar no Tribunal, pois deseja a oportunidade de atuar em várias áreas. “Por eu estar no terceiro período, alguns assuntos publicados no edital eu ainda não conhecia, mas decidi tentar a vaga no Tribunal porque vejo que é um lugar onde posso ter grandes oportunidades de transitar por diversas áreas do Direito”, disse a candidata.
Outro candidato do processo seletivo, João Victor Malveira de Oliveira, do quinto período do curso de Direito, comentou que a prova foi trabalhosa, mas não difícil. “Eu busco ser aprovado nesse processo e, na minha experiência de quinto período, acredito que a prova estava mediana. Foi trabalhoso realizá-la, mas não tão difícil. Espero conseguir ser aprovado”, afirmou o candidato.
Fábio Lopes Amorim disse que achou a prova bem intuitiva e se sente bastante confiante após concluir as questões. “Achei uma experiência muito boa e bem intuitiva. Acredito que fiz uma boa prova, com certeza!”, declarou.
Gabarito e Recursos
O gabarito preliminar da prova foi divulgado nesta segunda-feira (7), na página de acompanhamento do processo seletivo: https://www.tjam.jus.br/index.php/programa-estagio/estagio-remunerado-capital. Considera-se aprovado o candidato que alcançar, no mínimo, 50% da prova, equivalente a 30 questões.
Os recursos contra o gabarito poderão ser interpostos nos dias 08 e 09/07, exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponibilizado na página de acompanhamento do processo seletivo. O recurso deve conter o nome completo do candidato, a indicação da questão contestada e sua devida fundamentação.
Rebeca Artiagas, sob supervisão e edição de Ramiro Neto
Fotos: Rafael Alves
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660