A coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (CoijTJAM), magistrada Joana dos Santos Meirelles, representou o Judiciário Estadual no Ato promovido no último domingo (18/05) pelo Comitê Estadual de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (COIJ/TJAM), magistrada Joana dos Santos Meirelles, representou o Judiciário Estadual no Ato promovido no último domingo (18/05) pelo Comitê Estadual de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado no Casa de Praia Zezinho Correa, na Ponta Negra, zona Oeste, em alusão ao “18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
O evento celebrou os 25 anos do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituída pela Lei Federal n.º 9.970/2000, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.
Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais da organização da ação nacional, a “Faça Bonito Brasil”, a magistrada Joana Meirelles reforçou a importância da união entre instituições e sociedade na proteção de crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
“É a hora de transformar a nossa indignação em ações concretas. Vamos cobrar com todas as nossas forças políticas públicas que garantam a segurança das nossas crianças. Queremos mais creches e escolas de tempo integral. Proteger a infância e adolescência é uma prioridade absoluta. Se você desconfiar de abuso, acesse o Disque 100. É preciso acabar com a impunidade”, afirmou a magistrada.
Ao estabelecer o Dia Nacional, o Brasil oficializou a necessidade de ações contínuas e coordenadas para proteger crianças e adolescentes da violência sexual. A data alinha-se diretamente aos princípios do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que orienta as políticas públicas e ações em todo o território nacional, buscando prevenir, proteger e responsabilizar nos casos de violência sexual, promovendo uma cultura de proteção integral.
O objetivo da data é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É urgente garantir a todas as crianças e a todos adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera marcadores sociais, como as relações de gênero; raça/etnia; orientação sexual; classe social; local de moradia (rural ou urbana); condições econômicas e fatores geracionais.
Veja mais fotos do evento acessando este link: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720326212556/with/54529739461
#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria traz a visão do palco com autoridades e participantes do evento "18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", e que contou com a presença da coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (COIJ/TJAM), magistrada Joana dos Santos Meirelles
Texto: Paulo André Nunes
Foto: Chico Batata
Revisão Textual: Joyce Desideri Tino.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660