Sessões realizadas no decorrer da semana vêm sendo acompanhadas por diversas instituições de ensino superior.
Promovidas pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), as sessões da I Semana do Mutirão do Júri vêm sendo acompanhadas, diariamente, por dezenas de universitários que cursam Direito em instituições de ensino superior de Manaus.
Nesta quinta-feira (09), a primeira das duas sessões de julgamento agendadas para ocorrer no auditório Des. Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro (em prédio anexo a sede do TJAM) contou com a participação de aproximadamente 20 graduandos, que acompanharam os júris para reforçar os ensinamentos teóricos assimilados em sala de aula.
“Além de ser um requisito de nossa faculdade para que consigamos o diploma ao final do curso, as horas de atividades extracurriculares, nas quais acompanhamos os júris, por exemplo, são importantes para que conheçamos, na prática, aquilo que aprendemos na teoria”, informou Ângela Fonseca Moraes, graduanda do 7º período do curso de Direito da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro).
Neste, que foi o segundo dia acompanhando as sessões da semana, a estudante afirmou que vários procedimentos adotados pelos profissionais que atuam no júri mereceram destaque para quem esteve analisando os trabalhos. “Destaco, por exemplo, a atuação dos juízes que estão presidindo as sessões, que ao coordená-las estão tomando providências para que as plenárias ocorram com a responsabilidade que o Direito exige, zelando para que todos os atos (do júri) ocorram da forma correta, sem trazer prejuízos para acusados e testemunhas, por exemplo”, afirmou a graduanda Ângela Fonseca Moraes.
Cursando, também, o 7º período de Direito na Fametro, o universitário Gabriel Felipe acrescentou que o acompanhamento das sessões do júri contribuem para que os futuros operadores do Direito escolham a área a seguir. “O Direito Penal, por exemplo, desperta muito interesse e os júris, sobretudo, agregam conhecimento sobre este segmento. Nas sessões, estamos observando como atuam os juízes, os advogados, a promotoria e a defesa. Todos os ‘passos’, destas sessões, são importantes para nossa formação”, comentou o estudante.
Semana de Mutirão
A I Semana do Mutirão do Júri é uma iniciativa inédita do TJAM para promover o julgamento de ações penais submetidas ao Tribunal do Júri, com ênfase a processos relacionados a feminicídio e violência doméstica.
Os trabalhos contam com a participação de 19 juízes e durante a semana as sessões estão sendo realizadas no auditório Des. Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no Fórum Henoch Reis, no Fórum Cível Euza Naice de Vasconcelos e nas salas de sessões das Câmaras Isoladas (na sede do TJAM).
Texto e foto: Afonso Júnior
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.