Presidente do Tribunal, desembargador Jomar Fernandes, destaca que melhorias favorecem o trabalho de magistrados e servidores e promovem acolhimento mais digno aos cidadãos que buscam a Justiça; obras em outros municípios seguem em andamento.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, está no município de São Paulo de Olivença, no Alto Solimões, a 988 quilômetros de Manaus, para a entrega da reforma do Fórum de Justiça Desembargador Luiz Cabral, na sede da comarca. As obras duraram três meses e fazem parte do cronograma de melhorias estruturais nas unidades do Tribunal no interior do estado.
Estavam presentes o prefeito do município, Nazareno Sousa Martins; o juiz da comarca, Daniel do Nascimento Manussakis; o deputado estadual Wilker Barreto; a secretária-geral do TJAM, Marília Cabral; o chefe de Gabinete da Presidência da Corte, Sérgio Amorim; o diretor de Infraestrutura, Rommel Akel; além de servidores do Poder Judiciário e da Prefeitura Municipal.
Durante o evento, o presidente do TJAM ressaltou o impacto da obra para o fortalecimento da Justiça na região. “Mais do que uma melhoria na estrutura física, a reforma do Fórum de São Paulo de Olivença representa um avanço importante para o fortalecimento da Justiça na região. Proporciona melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam na unidade e garante um acolhimento mais digno e respeitoso ao cidadão que procura o Judiciário em busca dos seus direitos”, destacou o desembargador Jomar Fernandes.
A agenda da comitiva institucional também incluiu visita ao cartório extrajudicial do município, onde o presidente conversou com os profissionais que atuam na unidade. Em 2023, como corregedor-geral de Justiça, o desembargador já havia estado no local durante a histórica estiagem que atingiu o Amazonas, quando determinou a mudança temporária da sede da Corregedoria para o Alto Solimões. São Paulo de Olivença está localizado próximo à tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, com população estimada em mais de 35 mil habitantes.
Fórum de São Paulo de Olivença
A reforma do Fórum de Justiça Desembargador Luiz Cabral incluiu a substituição e realinhamento de portas, readequação de divisórias, reparos em paredes e troca do piso interno e rodapés.
Também foram realizadas a revitalização da fachada, pintura completa do prédio, ajustes no sistema de drenagem e reformas nos banheiros, com adequações para acessibilidade. A rampa de acesso foi adaptada para garantir segurança e conformidade com as normas vigentes.
Outros projetos
O diretor da Secretaria de Infraestrutura do TJAM, arquiteto Rommel Akel, que integra a comitiva do presidente no Alto Solimões, reforçou que outras ações de revitalização, inauguração e ampliação de fóruns no interior estão em andamento. “Temos diversos projetos sendo executados para garantir melhores condições de trabalho e de atendimento ao público nas comarcas do interior.
Na próxima semana, no dia 15 de maio, já será inaugurado o novo Fórum de Justiça de Humaitá, em um momento simbólico: o aniversário da cidade. “Será um presente não apenas para o Judiciário amazonense, mas para a população humaitaense”, afirmou o diretor.
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz a foto do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, ladeado por representantes da Prefeitura de São Paulo de Olivença, da Assembleia Legislativa do Estado e do Poder Judiciário, em frente ao Fórum de Justiça Desembargador Luiz Cabral, na sede da comarca
Texto: Acyane do Valle
Fotos: Divulgação TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660