Presidente da Corte, desembargador Jomar Fernandes, compartilhou trajetória na magistratura e respondeu às perguntas dos alunos sobre a profissão.
Trinta e três alunos do Colégio Santo Afonso, localizado na zona Centro-Sul de Manaus, visitaram na manhã desta terça-feira (1.º/4) a Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para conhecer o funcionamento do Poder Judiciário estadual. A iniciativa faz parte de um projeto da Presidência do TJAM voltado a estudantes do ensino fundamental e médio, com o objetivo de apresentar a atividade jurisdicional e a importância do trabalho dos magistrados.
Recebidos pela chefe do Cerimonial da Corte, Érika Ribeiro, os estudantes, com idades entre 10 e 11 anos, foram encaminhados ao Plenário do TJAM, que funciona no edifício Desembargador Arnoldo Péres, onde tiveram a oportunidade de conversar com o presidente da Corte, desembargador Jomar Fernandes. O magistrado compartilhou sua trajetória na magistratura, iniciada aos 25 anos, e destacou os desafios enfrentados no interior do estado, quando atuou em comarcas como Humaitá e Itacoatiara.
Durante o encontro, os alunos demonstraram grande interesse pela carreira jurídica e fizeram diversas perguntas, incluindo sobre os concursos públicos para a magistratura e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O presidente destacou a importância de momentos como esse para aproximar o Judiciário da sociedade e despertar o interesse dos jovens pelo Judiciário e a carreira da magistratura. “Receber esses alunos e poder compartilhar com eles um pouco da nossa missão é algo muito gratificante. Esse contato direto permite que compreendam melhor o papel do juiz na sociedade e a relevância do Direito para a construção da cidadania”, afirmou Jomar Fernandes.
A visita também proporcionou aos estudantes a experiência de acompanhar parte da sessão do Pleno do Tribunal, onde foram nominados pelo presidente da Corte ao dar as boas-vindas aos presentes. Além disso, puderam sentar nas cadeiras dos desembargadores para registrar o momento, o que gerou grande entusiasmo na garotada.
Para o professor de História Lucas Moraes, a atividade foi uma oportunidade de ampliar os conhecimentos dos alunos para além da sala de aula. “Essa experiência é extremamente positiva. Além de trabalharmos esse aprendizado com atividades nas áreas de História e empreendedorismo, por exemplo, a visita permite que os estudantes compreendam o funcionamento dos poderes e a importância do sistema judiciário numa sociedade – como é um julgamento, o que se faz, o papel do juiz e o aluno passa a ter uma noção maior, expandindo seus conhecimentos”, ressaltou.
Entre os visitantes, João Pedro dos Santos Oliveira, de 11 anos, demonstrou curiosidade sobre a constante atualização exigida na carreira jurídica. “O que mais me chamou atenção foi que quem quer ser juiz tem que estudar sempre, porque as leis mudam todo ano. Se parar de estudar, pode acabar sendo um juiz ruim”, observou o estudante, que revelou interesse pela área de Jornalismo.
Já Isabella Nogueira, também de 11 anos, destacou o papel fundamental do magistrado na garantia da Justiça. “Os juízes são muito importantes. Se eles não existissem, não haveria ninguém para julgar os criminosos e isso causaria uma grande desorganização. Meu pai é advogado e acho muito legal o que ele faz. Eu estava pensando em ser advogada”, contou.
De acordo com o presidente da Corte, essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações institucionais do TJAM voltadas à conscientização e aproximação da sociedade com o Poder Judiciário, promovendo cidadania e incentivando o interesse por carreiras jurídicas. Os alunos estavam acompanhados pelos professores Lucas Moraes, Juliane Reis, Lílian Oliveira, Natália Farias, Luana Barbosa, Rosana Melo e Sérgio Vinhote.
#PraTodosVerem: A imagem mostra um grupo de crianças vestindo uniformes escolares, posando para uma foto em uma sala de reuniões, as crianças estão em uma visita guiada. Elas estão ao redor de uma mesa grande com toalha bege e parecem felizes, sorrindo para a câmera. Atrás delas, há dois homens de terno e gravata, que parecem ser anfitriões da visita escolar. A sala tem paredes claras, portas de madeira e um grande quadro colorido na parede ao fundo, que exibe uma pintura de uma árvore com folhagens verdes e detalhes amarelos e vermelhos.
Texto: Acyane do Valle | TJAM
Fotos: Chico Batata | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660