Desembargador Elci Simões recebeu destaque público pelo trabalho desenvolvido à frente da Ouvidoria-Geral de Justiça.
O ouvidor-geral de Justiça, desembargador Elci Simões de Oliveira, foi homenageado nesta quarta-feira (3) pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) em sessão especial promovida pelo legislativo estadual em alusão ao "Dia do Ouvidor", comemorado nacionalmente no dia 16 de março.
A sessão em homenagem aos ouvidores que atuam na esfera pública foi proposta pela deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB) e deu destaque às Ouvidorias do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e de órgãos como o Ministério Público Estadual (MPE-AM), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) e Câmara Municipal de Manaus.
A homenagem se estendeu às ouvidorias da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), de Educação (Seduc), de Assistência Social (Seas), de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-Am), do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT), da Maternidade Ana Braga e da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecom).
Todos os órgãos destacados enviaram representantes para a sessão especial, realizada do Plenário Ruy Araújo, na Aleam.
Em seu discurso, durante a solenidade, o desembargador Elci Simões mencionou que a função do ouvidor ultrapassa o que presume o senso comum. "Em uma primeira análise, pode-se achar que o ouvidor é aquele que, meramente, ouve; mas suas característica, em prol do coletivo, vão além. O ouvidor, costumo dizer, precisa gostar de gente. E gostar, significa respeitar e se importar com as pessoas, compreendendo suas angústias e seus anseios por mudança, por exemplo", disse o desembargador Elci Simões.
O magistrado mencionou que a homenagem direcionada pela Aleam aos ouvidores - e suas respectivas equipes - que atuam na esfera pública, no Amazonas, é notadamente importante. "Pois dessa maneira, a sociedade passa a dar maior importância a estes setores. Oportunamente, queremos frisar que as ouvidorias favorecem a cidadania, uma vez que dão voz e buscam atender aos anseios das pessoas que procuram respostas às suas postulações", destacou o desembargador Elci Simões.
Durante a solenidade, o ouvidor-geral de Justiça indicou que a Ouvidoria (do TJAM) conta com a colaboração de cinco juízes e, em pouco menos de sete meses, conseguiu implementar uma série de inovações. "Costumo dizer que inauguramos um novo tempo e temos sido bem avaliados pelos usuários do nosso sistema. Fato que nos impulsiona a aprimorar cada vez mais o nosso trabalho", concluiu o desembargador Elci Simões.
Afonso Júnior
Fotos: Divulgação/Assessoria da Dep. Therezinha Ruiz
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.