Projeto oferece capacitação a servidores do TJAM e de instituições parceiras para o protocolo de atendimento a vítimas de violência doméstica.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) promoveu, nesta semana, o 2.º encontro do projeto “Gênero em Foco”. A capacitação foi direcionada a 30 servidores da Justiça Estadual e de órgãos externos.
A iniciativa, idealizada pelas equipes dos “Juizados Maria da Penha”, conta com a parceria da Escola Judicial (Ejud/TJAM) e da Assessoria de Comunicação Social do TJAM e tem o objetivo de capacitar os servidores do Tribunal e de instituições parceiras para reconhecer, enfrentar e combater a violência doméstica, proporcionando conhecimento teórico e prático sobre gênero, legislação, protocolos de atendimento, rede de apoio e proteção às mulheres sobreviventes de violências. “Conceitos de Gênero” e “Introdução aos Direitos Humanos”, com palestras ministradas pela assistente social Celi Nunes e pela psicóloga Hillene Freitas, ambas servidores do Poder Judiciário Estadual.
No encontro de formação, a assistente social Celi Nunes frisou aos presentes sobre a importância de reafirmar os direitos humanos no combate à violência de gênero: “Além de abordar conceitos, buscamos exemplificar situações vividas pelas mulheres no dia a dia, demonstrando como as leis vigentes e como os preceitos de direitos humanos podem ser determinantes no combate à violência”, informou.
Já a psicóloga Hillene Freitas, abordou questões comportamentais negativas que persistem no combate à violência de gênero: “Além de ser de suma importância, para as mulheres, o conhecimento sobre seus direitos, é necessário que elas saibam identificar a violência que sofrem. Em nossa exposição, também citamos do trabalho que é feito pela rede apoio, indicando que esta rede está à disposição das mulheres vítimas de violência”, afirmou.
O projeto “Gênero em Foco”, nessa sua primeira etapa, abrangerá encontros até dezembro deste ano e cujos participantes já estão inscritos. Novas turmas estão previstas para serem abertas no início de 2025.
#ParaTodosverem: A foto principal que ilustra a matéria mostra um ambiente de sala de aula ou conferência, com várias mulheres sentadas, observando uma pessoa que parece estar ministrando uma palestra ou apresentação. No primeiro plano, há um laptop com uma tela aberta que exibe o logotipo do "Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas" e o título "Gênero em Foco". Ao fundo, a palestrante gesticula enquanto fala, e o público, composto majoritariamente por mulheres, parece estar atento à cena transmite a ideia de um evento formal, possivelmente relacionado a temas relacionados a questões de gênero e justiça social.
Confira o álbum de fotos do evento:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720320242440
Amanda Bulcão
Fotos: Raphael Alves
Revisão textual: Joyce Desideri Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660