A maratona internacional acontece, simultaneamente, em 60 cidades do mundo e, em Manaus, é resultado de parceria entre a OAB-AM, o SebraeLab e a AB2L.
A equipe da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DIVTIC), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), participa a partir desta sexta-feira (22) até domingo (24) da Global Legal Hackathon, uma maratona mundial de programação e criação de soluções para operação do Direito e melhoria de acesso à Justiça. O evento acontece em mais de 60 cidades ao redor do mundo e mais de 22 países simultaneamente. Em Manaus, será realizado no Auditório da Sebrae, na avenida Leonardo Malcher, no Centro da capital,
por meio de parceria entre a Comissão de Direito Digital, Startup e Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM), o SebraeLab e a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L).
Serão 54 horas de evento, uma iniciativa internacional que busca engajar faculdades, escritórios de advocacia, empreendedores, empresas de tecnologia, governo, prestadores de serviços e outros atores do ecossistema da Justiça no desenvolvimento rápido de soluções inovadoras, incrementais ou revolucionárias, que impactem positivamente este segmento.
De acordo com o diretor de Tecnologia do TJAM, Thiago Facundo, o evento reúne grandes profissionais da área e será uma oportunidade de trocar experiências para aprimorar o trabalho do Judiciário amazonense. “Olhamos com muito bons olhos a iniciativa da OAB e da B2L de promover este evento, pois é uma forma de criarmos um ambiente para a troca de experiências porque envolverá tanto a advocacia, que é o braço privado da relação com os tribunais, quanto os servidores públicos de diversas esferas, além dos estudantes que estão querendo entender este universo de acesso às novas tecnologias. Cria-se, assim, um ambiente de cooperação e, certamente, poderá surgir um produto importante desse evento, com a elaboração de algum protótipo”, destacou o diretor.
A abertura do evento acontece às 15h (horário local) desta sexta-feira (2) e contará com a participação do secretário-geral de Administração do TJAM, Messias Andrade. No sábado (23), haverá palestras pelo período da manhã, de 08:30h às 12h e, também, à tarde, das 14h às 17h.
Maratona
Mentores e especialistas de diversas áreas, além do Direito e Tecnologia, auxiliam os participantes que trabalham em equipe para mapear os desafios da Justiça e pensar em soluções para o setor. Nos três dias de maratona, eles terão 54 horas para se dedicar às ideias. Cada equipe submete sua proposta a uma banca julgadora. Os vencedores terão a oportunidade de participar de programas de pré-aceleração e aceleração. O primeiro lugar participará da etapa mundial do evento. As semifinais estão previstas para ocorrer em 15 de março.
Quatorze times finalistas serão anunciados dez dias depois, em 25 de março. Os grandes vencedores serão revelados na premiação global, em 4 de maio, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, momento em que serão apresentadas as quatro equipes com projetos de maior destaque.
Deborah Azevedo
Com informações complementares do Portal da OAB-AM
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.