O Projeto Terapia Comunitária na Justiça, apresentado pela Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas da Comarca de Manaus – VEMEPA em parceria com o Conselho Estadual de Política sobre Drogas – CONEN/AM foi premiado com o 3.º lugar na categoria Gestão de Processos na XII Mostra Nacional de Trabalhos de Qualidade do Poder Judiciário, realizada na cidade de Manaus, durante os dias 13 e 14 de novembro de 2013. O evento contou com a participação de trabalhos de todo o País.
A realização da Terapia Comunitária com os cumpridores de alternativas penais busca oferecer espaço de escuta e construção de vínculos, com o intuito de apoiá-los nas situações de estresse, uso de álcool e outras drogas,violência doméstica e sofrimentos psíquicos durante o cumprimento da sançãopenal alternativa
Inicialmente os cumpridores são atendidos pela equipe psicossocial daVara, a qual realiza avaliação buscando compreender o fato social, o perfilindividual, a dinâmica familiar e o contexto social dos cumpridores, a fim desugerir o número de encontros que os mesmos têm que participar.
Posteriormente os cumpridores passam por audiência admonitória com a Juíza e são encaminhados para as “rodas” de Terapia Comunitária. Os encontros são realizados na Sala de Apoio da VEMEPA, no 3º Andar do Fórum de Justiça Henoch Reis, e acontecem quinzenalmente, com duração média de duas horas, conduzidos por técnico (a) do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, capacitado (a) para coordenar o grupo (terapeuta), auxiliada portécnico (a) e estagiários da Vara (co-terapeutas).
No caso dos cumpridores de medidas e penas alternativas que chegam à VEMEPA, o mesmo motivo os trouxe para os encontros de Terapia Comunitária: o procedimento criminal. Assim, mediante a troca de experiências, o convívio com pessoas que passaram por problemas semelhantes, é possível aos mesmos entender o porquê da sua conduta, de se sentir compreendido e, a partir disso, ter vontade de mudar. A solução para cada indivíduo repousa no grupo como um todo.
A Terapia Comunitária oferecida pela VEMEPA busca restabelecer o equilíbrio social, familiar e mental do cumpridor da alternativa penal.