Com o evento programado para ocorrer neste primeiro semestre de 2026, a população de Parintins será beneficiada com diversos serviços, tais como a emissão de certidões de nascimento, retificações de documentos, expedição de RG, entre outros.
A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) realizará, neste primeiro semestre do ano, uma ampla ação de combate ao sub-registro civil no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).
Focada na expedição de documentos e voltada, sobretudo, ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social, a ação em Parintins foi determinada pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, e acontecerá nos moldes da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se”. Por meio dessa iniciativa, no ano de 2025, a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ-AM) e órgãos parceiros levaram serviços de cidadania à população de Manaus e de São Gabriel da Cachoeira, contabilizando, naquele ano, 22.476 atendimentos.
Nesta semana, uma equipe da CGJ-AM está em Parintins realizando tratativas com a Prefeitura Municipal e outros órgãos locais para dar início às providências logísticas preparatórias para o evento. A perspectiva, de acordo com o juiz-corregedor auxiliar, Roberto Santos Taketomi, é a de que centenas de pessoas sejam beneficiadas com serviços como a emissão de certidões de nascimento, retificações de documentos, expedição de RG, entre outros.
Na última segunda-feira (1.º/2), como parte da agenda de trabalho, a equipe da CGJ-AM reuniu-se com o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, e com a vice-prefeita, Vanessa Gonçalves, os quais sinalizaram total apoio à realização do evento.
Em Parintins, a equipe da Corregedoria conta com a participação do juiz-corregedor auxiliar Roberto Santos Taketomi; do secretário-geral da CGJ-AM, Luís Felipe de Araújo Flôr; da assessora de gabinete da CGJ-AM, Maria Clara Simonetti Teixeira; além de outros servidores que, no município, nesta mesma semana, realizam procedimento de correição na 3.ª Vara da Comarca e no cartório do 1.º Ofício da localidade.
A agenda de atividades da comitiva do Poder Judiciário Estadual, nesta semana em Parintins, conta, também, com a participação da desembargadora Ida Maria Costa de Andrade, que preside as correições nas unidades Judicial e Extrajudicial. Para as correições, integram ainda a equipe da CGJ-AM, na localidade, os servidores: Carlos Ronaldo de Lima Barroco Filho, Amanda Vieira Lopes Jacinto, Daniel José Barroncas da Silva, Paulo Marcel Lopes Farias, Camila Dolores Beiruth Cézar Roessing, Érico de Verçosa Roessing, Cristiane Chaves Vieira, major Watson Xaud da Cruz Junior, major Ricardo Silva de Almeida e a sargento Valéria Dutra dos Santos.
Combate ao sub-registro
O combate ao sub-registro civil é uma prioridade para o Judiciário brasileiro, e as ações nesse segmento têm sido capitaneadas pela Corregedoria Nacional de Justiça, sob a condução, atualmente, do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques.
Atuando de forma firme para erradicar o sub-registro civil no País, somente no ano de 2025, a atuação da Corregedoria Nacional, em parceria com as Corregedorias-Gerais de Justiça dos Estados, resultou, em maio daquele ano, em 148 mil atendimentos e na emissão de 118 mil documentos, conforme informações divulgadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em seu portal institucional. No Amazonas, em 2025, foram realizados 16.325 atendimentos em Manaus, durante o “Registre-se”, ocorrido entre os dias 12 e 16 de maio.
Ainda em 2025, outro diferencial foi o lançamento, pela Corregedoria Nacional de Justiça, do subprograma “Registre-se: Brasil Parente”, que, em parceria com a CGJ-AM, foi implementado no município de São Gabriel da Cachoeira (distante 850 quilômetros de Manaus), em benefício dos povos originários, tendo realizado 6.151 atendimentos na localidade, no período de 13 a 16 de outubro daquele ano.
#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria, o registro fotográfico de reunião realizada pela equipe da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas em Parintins. Na reunião, conforme a imagem, constam 11 pessoas. Elas estão sentadas tendo à frente bancadas de madeira na cor bege. O ambiente onde a reunião foi realizada tem paredes na cor branca e piso na cor cinza. Neste ambiente consta uma tela de acrílico com o brasão do Poder Judiciário Estadual e a descrição: “Poder Judiciário – 3a. Vara da Comarca de Parintins – Sala de Audiência”.
Afonso Júnior
Fotos: Acervo CGJ-AM e Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771











