Unidade moderna, com sete pavimentos e 80% de execução, vai ampliar a capacidade de atendimento à população no bairro de Aparecida, zona Sul de Manaus.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, realizou visita técnica às obras do novo prédio do Fórum de Justiça Desembargador Mário Verçosa, no bairro de Aparecida, na capital amazonense. Construído do zero, o prédio está com cerca de 80% das obras concluídas e já iniciou a fase de acabamentos, incluindo testes de funcionamento dos elevadores e do sistema de ar-condicionado.
Acompanhado do secretário de Infraestrutura do TJAM, arquiteto Rommel Akel, e do fiscal da obra da Seinf/TJAM, engenheiro civil Antônio Sobrinho, o presidente percorreu o edifício, que possui sete pavimentos — incluindo o térreo —, cumprimentou os profissionais que estavam trabalhando no local e acompanhou de perto serviços de pintura e elétrica em alguns andares.
Durante a visita, o desembargador Jomar Fernandes destacou o caráter histórico da obra e os ganhos para a prestação jurisdicional. “Estamos acompanhando de perto a execução de um projeto pensado para o futuro do Judiciário. O novo prédio nasce moderno e com uma estrutura mais adequada para oferecer maior conforto ao cidadão e melhores condições de trabalho aos servidores e magistrados e demais operadores do Direito”, comentou.
Já o secretário de Infraestrutura do TJAM, arquiteto Rommel Akel, ressaltou o rigor técnico e o acompanhamento contínuo. “É uma obra planejada desde o início pelo Tribunal, com foco em funcionalidade, segurança e acessibilidade. Entramos agora na etapa de acabamentos e a previsão é que o novo prédio seja entregue até o final deste primeiro semestre”, pontuou.
Quem vivencia o dia a dia do canteiro de obras também celebra este momento. A técnica de segurança do trabalho Veridiana Engel afirmou sentir orgulho de integrar a equipe que atua na construção do novo prédio do Fórum. “Acompanhar diariamente todas as atividades e contribuir para este momento histórico do Tribunal de Justiça do Amazonas é muito gratificante. Saber que essa nova estrutura vai atender a população com mais conforto e segurança dá ainda mais sentido ao nosso trabalho”, disse.
Geração de empregos diretos e indiretos
O engenheiro civil José Antônio Pellegrin de Almeida, da construtora responsável, destacou o volume de profissionais envolvidos na obra e a capacidade da nova unidade. “Temos cerca de 110 trabalhadores diretos, além de indiretos e de serviços especializados. É uma honra poder participar da construção dessa estrutura que fará parte da história do Tribunal de Justiça”, observou, acrescentando que o novo prédio terá capacidade para comportar até 24 unidades judiciais.
O antigo Fórum Mário Verçosa foi inaugurado em 3 de maio de 2002, inicialmente abrigando Varas Cíveis e Criminais e, posteriormente, tornando-se sede dos Juizados Especiais, com 14 Varas dos JECs. De acordo com Rommel Akel, a previsão é que o novo prédio seja entregue no final de maio ou início de junho deste ano.
#PraTodosVerem: A matéria é ilustrada por quatro fotos de momentos da visita técnica do presidente do TJAM ao local. A que abre a publicação mostra um grupo de mais de 20 pessoas - trabalhadores da obra (maioria veste uniformes operacionais azul-royal, capacetes de segurança e botas de trabalho) e a comitiva do TJAM, com o presidente do Tribunal no lado esquerdo da imagem, entre os profissionais. O desembargador tem o cabelo curto e grisalho, pele morena, usa uma camisa preta, blazer azul e calça clara. O grupo está reunido em frente ao novo prédio do fórum (fachada com várias janelas), que aparece ao fundo. À esquerda, aparecem estruturas de madeira e metal (área técnica da obra). No ambiente também se vê várias árvores. Fim de descrição.
Texto: Acyane do Valle | TJAM
Fotos: Chico Batata | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660











