- 1996 – A Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) é criada durante a gestão do Presidente Desembargador Manuel Neuzimar Pinheiro, com a missão de organizar e preservar o acervo institucional e atender à demanda informacional de magistrados e servidores do Poder Judiciário do Estado. A Biblioteca é estruturada no prédio anexo, situado na Rua José Clemente, com a centralização dos materiais bibliográficos até então armazenados no antigo Fórum da Aparecida e em diversos setores do tribunal.
- 1999 – Com a implementação da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), em julho de 1999, sob a presidência do Desembargador José Batista Vidal Pessoa, a Biblioteca é remanejada para o prédio da ESMAM, na Praça da Saudade (Rua Simão Bolívar, 245). A partir daí, seu acervo é direcionado para atender às necessidades informacionais do corpo docente e discente da Escola.
- 2001 – Devido à transferência da ESMAM para as dependências do Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, na gestão do Presidente Desembargador Djalma Martins da Costa, a Biblioteca é inaugurada no Fórum em março de 2001, tendo suas atividades iniciadas em 11 de junho do mesmo ano. Parte do acervo proveio da Praça da Saudade, e parte foi adquirida através de compras e doações de editoras, instituições relacionadas à área jurídica, e até mesmo dos próprios docentes. Os materiais foram processados tecnicamente conforme o Sistema de Classificação Decimal de Direito (CDDir), de Doris de Queiroz Carvalho.
- 2010 – O regulamento da Biblioteca é implantado sob a gestão do Presidente Desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, por meio da Resolução TJAM/TP n. 2/2010, com o objetivo de normatizar a utilização das instalações, do acervo e dos serviços oferecidos. Em 4 de maio de 2010, a Biblioteca passa a pertencer à estrutura da ESMAM segundo a Portaria TJAM/DVEXPED n. 1301/2010. O então Presidente do TJAM, no uso de suas atribuições legais, considerando a necessidade da existência de uma biblioteca para a ESMAM, a fim de dar cumprimento à missão institucional estabelecida na Lei Complementar Estadual nº 17/97, subordina a biblioteca à ESMAM, em regime de cessão. A Biblioteca sai do Fórum Henoch Reis e passa a funcionar no Prédio Administrativo José de Jesus Ferreira Lopes, localizado na Avenida André, ao lado do Prédio Sede Arnoldo Peres e permanece nesta localização até o ano de 2022
- 2022 – Com a publicação da Resolução TJAM/TP n. 3/2022 (revogada pela Resolução TJAM/TP n. 5 de 14 de fevereiro de 2023), a Biblioteca passa a se denominar Biblioteca do Judiciário Amazonense e a ser subordinada também à Secretaria de Arquivo e Memória Institucional, que é vinculada à Presidência do Tribunal. Atualmente, a Biblioteca está localizada no Fórum Cível Des. Euza Maria Naice de Vasconcelos, sito à Rua Valério Botelho de Andrade, s/n.º, São Francisco, CEP: 69079-260, Manaus/AM. Seu acervo conta com uma base de dados composta por livros, periódicos, legislações e atos normativos correlatos à atividade do Poder Judiciário.