A DVTIC informa que, considerando a RESOLUÇÃO do CNJ Nº 314, DE 20 DE ABRIL DE 2020, foi sugerida para os magistrados e servidores a utilização da ferramenta Cisco Webex para realização de videoconferências no primeiro grau.
Um e-mail (anexo I) foi enviado para todos os magistrados e servidores no dia 27 de abril de 2020, apresentando a solução. Na mesma oportunidade foi elaborado um tutorial (anexo II) para apoiar a utilização da ferramenta em questão.
No entanto, atualmente, não há mais possibilidade de realizar o cadastro e utilizar a plataforma disponibilizada pelo CNJ. Esta DVTIC não tinha conhecimento do limite de licenças que o CNJ havia adquirido. Por esse motivo, foi feita uma pesquisa para fornecer uma solução para os servidores e magistrados que não possuem aceso ao Cisco Webex.
Nesse sentido, a DVTIC recomenda o uso do Skype, software bastante conhecido e que, atualmente, pode ser utilizado de forma gratuita. Dentre as funcionalidades disponíveis estão: (a) agendamento de reuniões; (b) gravação de reuniões (formato mp4); (c) realização de reuniões de tempo ilimitado, dentre outros. Para o Skype, também foi elaborado um tutorial (anexo III) para auxiliar na utilização da ferramenta.
Em síntese, o TJ-AM, atualmente, utiliza os seguintes softwares para realização de videoconferências:
- Zoom, no segundo grau;
- Cisco Webex, no primeiro grau; e
- Skype, no primeiro grau, apenas nas varas que não conseguiram se cadastrar para utilização do Cisco Webex.
Configurações:
• resolução mínima para webcam, no caso de solução desktop ou, de câmera, para dispositivo móvel;
• 720p HD (High Definition) com captura de 30 quadros por segundo/ frames per second(fps);
• tipo de microfone ou configuração mínima considerada
• Supressão de ruídos dos plano de fundo
• Resposta de frequência (100 Hz a 10 kHz)
• banda mínima para rede de dados com acesso à internet.
• 5 Mbps (Megabits por segundo) para download e 2 Mbps para upload com latência menor que 80 ms (milisegundos), jitter menor que 50ms e menos de 2% de perda de pacotes, medidos através da ferramenta online no site da ANATEL https://www.brasilbandalarga.com.br/
Glossário:
Latência: somatório dos atrasos impostos pela rede e pelos equipamentos utilizados na comunicação. Do ponto de vista da aplicação, a latência (atrasos) resulta em um tempo de resposta (tempo de entrega da informação, ou pacotes) para a aplicação.
Jitter: variação no tempo e na seqüência de entrega das informações (ex.: pacotes) devido à variação na latência (atrasos) da rede.
Perda de pacotes: ocorre quando um dos pacotes não encontra seu destino ou é descartado pela rede. Isso ocorre por falha ou baixa qualidade da conexão.