Para cumprir Meta 6 do CNJ, juiz do meio ambiente ministra palestra para servidores do Judiciário
“Economize hoje, tenha amanhã”. Esse foi o tema da palestra realizada no auditório da ESMAM (Escola Superior da Magistratura do Amazonas), localizado no Fórum Henoch Reis. A palestra, proferida pelo juiz Adalberto Carim Antonio, titular da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (VEMAQA) tem o objetivo de conscientizar os servidores do Judiciário para se ter um planeta melhor nas próximas gerações. O juiz Jorsenildo Dourado do Nascimento também participou da abertura da palestra.
O evento ocorreu em cumprimento à Meta nº6 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê e estabelece que os tribunais reduzam, em pelo menos 2%, o consumo per capita de energia elétrica, telefone, papel, água e combustível.
Adalberto Carim explicou que a ideia, ao fixar essa meta, é estimular os tribunais a criarem procedimentos que reduzam o consumo desses insumos e serviços por conta de dois aspectos: o ambiental e o financeiro.
Para o presidente do TJAM, João Simões, que fez a abertura do evento, a realização da palestra aos servidores do Judiciário é de grande importância “ pois vivemos na maior reserva florestal e hidromineral do planeta e temos o direito e o dever de ter uma consciência ambiental muito mais aguçada do que habitantes de outras regiões, que não conhecem a riqueza que nós possuímos”.
Em seguida Carim prosseguiu explicando sobre a importância do tema da campanha.