REGISTRE-SE: Amazonas encerra a Semana Nacional do Registro Civil com quase 11 mil atendimentos

Ação coordenada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, revelou muitas histórias comoventes, de pessoas que conseguiram, pela primeira vez, a sua Certidão de Nascimento, sobretudo entre as populações indígenas.


 Regi balanço final

Regi balanço final2.jpeg

Regi balanço final3.jpeg.jpgO “Registre-se”, a "Semana Nacional do Registro Civil no Amazonas", concluiu as atividades na última sexta-feira (12/5) com quase 11 mil atendimentos realizados pelos 45 órgãos, instituições e entidades que atuaram durante cinco dias, em parceria, visando ao combate ao sub-registro civil no Estado. Em relação à Certidão de Nascimento (1.ª e 2.ª vias), foram contabilizados 4.243 atendimentos; 524 RG’s – documentos emitidos já dentro do novo padrão da Carteira de Identidade Nacional (CIN); 450 Títulos de Eleitor, com a biometria; dentre outros serviços executados no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, visitou o local no último dia 12, conversou com os profissionais que estavam trabalhando na ação, recebeu as impressões das pessoas que foram atendidas pelos órgãos e acompanhou de perto as atividades realizadas. O magistrado fez questão de agradecer o empenho de todos para que a "Semana Nacional do Registro Civil" no Estado obtivesse números extremamente positivos e enfatizou que cada pessoa atendida representou um passo fundamental para o fortalecimento da sua cidadania.

Como foi o caso de Gracilene da Silva, da etnia Mura, que somente agora, aos 42 anos, conseguiu a sua Certidão de Nascimento. “Não sei nem explicar como estou me sentindo. A pessoa, quando não tem registro, ‘não está no Brasil’. Quando saí de casa hoje, pedi ajuda a Deus porque minha mãe nunca tirou os meus documentos. Fui criada por outras pessoas, mas como a minha mãe nunca foi atrás do meu registro, eu não consegui nenhum outro documento. Deus colocou vocês no meu caminho e estou saindo daqui (do Registre-se) com todos os meus documentos. Muito obrigada”, falou Gracilene, chorando por ter assegurado sua documentação – Certidão de Nascimento, RG e Título de Eleitor.

Eduardo Badaró, delegado-geral da Delegacia da Receita Federal no Amazonas, declarou que ações como o “Registre-se” são importantes para resgatar a cidadania de pessoas que estão ‘invisíveis’. “É uma satisfação e alegria a Receita Federal participar do 'Registre-se' porque sabemos da demanda gigantesca por documentos de uma forma geral no nosso Estado. São ações como essa que podemos enxergar a realidade da nossa localidade. E nós, enquanto serviço público, temos que estar imbuídos para contribuir de forma efetiva e, dessa forma, para que a população socialmente vulnerável tenha os documentos que precisa”, comentou, durante a visita à equipe da Receita Federal na ação.

O presidente da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen/AM), Leonam Portela, considerou que a ação no Estado foi “um grande sucesso” e proporcionou acesso à documentação básica às pessoas socialmente vulneráveis. “O ‘Registre-se’ no Amazonas foi um grande sucesso, principalmente pela colaboração das dezenas de órgãos e instituições envolvidas no evento. A Arpen/AM envidou esforços, com a participação efetiva de todos os dez ofícios de Registro Civil da capital e das demais serventias do interior, da Anoreg, no suporte necessário para o envio de certidões aos assistidos. Com isso, conseguimos atender o nosso público-alvo, proporcionando a eles o amplo acesso à documentação básica para que possam exercer de forma plena os seus direitos”, afirmou o presidente da Arpen/AM e diretor de Registro Civil da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM), Leonam Portela.

“A ação foi um sucesso no Amazonas. Com a participação da Anoreg/AM, Arpen/AM e cartórios de Registro Civil da capital e do interior, emitimos centenas de Certidões de Nascimento e prestamos todo apoio aos encaminhamentos da população. Cada certidão emitida representa um marco de cidadania e abre portas para oportunidades e benefícios a essas pessoas. Estamos comprometidos em promover a inclusão e garantir acesso aos direitos fundamentais a todos os cidadãos”, declarou o presidente da Anoreg/AM, David Gomes David.

Histórias transformadas

J.S.Q., 27 anos, vendia balas e bombons nos sinais de trânsito de Manaus e já viveu nas ruas da capital. A mãe faleceu e os documentos dos filhos que estavam com ela acabaram se perdendo. “Para tirar uma segunda via, eu nunca consegui porque até o documento da minha mãe estava errado”, contou. Ela nasceu na Santa Casa de Misericórdia de Manaus, que não funciona há mais de 20 anos, e foi criada na zona rural de Parintins, interior do Amazonas.

“Teve um incêndio lá e os documentos sobre as pessoas nascidas na Santa Casa pegaram fogo e não existe mais a declaração de que eu nasci lá. Não consegui tirar minha documentação e a situação foi se agravando. Já estava desistindo. Pedi a Deus que me ajudasse, foi quando vi na televisão e hoje eu consegui sair daqui com meus documentos”, disse, bastante emocionada.

Provimento Nacional

O “Registre-se” é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, por intermédio da Corregedoria Nacional (Provimento n.º 140/2023), e durante cinco dias – de 8 a 12 de maio – movimentou todos os Tribunais de Justiça do País e suas Corregedorias, equipes dos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, além de outros órgãos parceiros para agilizar a emissão e entrega da Certidão de Nascimento, um documento básico do cidadão, a pessoas socialmente vulneráveis, em grande parte, as que estão em situação de rua.

Atendimentos - Balanço

Os dez cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais de Manaus trabalharam na emissão da 1.ª e 2.ª vias da Certidão de Nascimento, de forma gratuita, às pessoas em situação de vulnerabilidade, conforme Provimento n.º 140/2023, da Corregedoria Nacional de Justiça. O trabalho, desenvolvido de forma conjunta com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) do Amazonas e Brasil, que disponibilizaram uma plataforma on-line para ser utilizada, exclusivamente, pelos registradores de todos os estados nessa atividade. No total, foram contabilizadas mais de 1 mil Certidões de Nascimento nos cinco dias do “Registre-se” no Amazonas.

A Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM) também atuou em conjunto com os cartórios, fechando os atendimentos em 3.250 no “Registre-se”. Também prestou orientações ao público acerca dos serviços extrajudiciais no estado, esclarecendo dúvidas e realizando os encaminhamentos necessários para os casos vinculados aos cartórios do interior.

A Receita Federal do Amazonas realizou 352 atendimentos no total, durante a Semana Nacional do Registro Civil, relacionados à emissão de CPF e orientações.

A Vara de Registros Públicos da Comarca de Manaus contabilizou 50 atendimentos no período de 8 a 12 de maio, entre restauração de assento; retificação de assento; alteração de nome civil e orientações jurídicas.

A equipe da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM) consolidou 1.350 atendimentos – atos judiciais; peticionamentos; ofícios e orientações/encaminhamentos.

O Setor de Certidões da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas estava com uma equipe formada por seis servidores atuando no Registre-se. De acordo com a chefe do setor, Naiara Benchaya, foram totalizados 1.150 atendimentos nos cinco dias da Semana Nacional em Manaus.

A Polícia Federal, a Agência da ONU para Migrações (OIM) e as entidades Acnur, Adra e Instituto Mana concluíram as atividades com 51 atendimentos de migrantes – a maioria venezuelanos -, mas também atenderam colombianos e haitianos. Os serviços mais procurados estavam relacionados à regularização de migrantes, solicitação de refúgio no Brasil e documentação de autorização para residência provisória e permanente no País.

O Gabinete de Relações Institucionais da Polícia Judiciária, órgão da Polícia Civil do estado, finalizou o evento com a emissão de 524 Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo RG. Eles atuaram com 21 servidores no total, sendo seis investigadores de polícia, ao longo da semana para atendimento também de eventuais situações policiais, consultas criminais e Boletins de Ocorrência (B.O.). A unidade móvel da polícia estava equipada com computadores, impressoras, balcão de atendimento individual, gabinete para a autoridade policial realizar uma oitiva e até cela.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) atendeu 450 pessoas com o Título de Eleitor (1.ª e 2.ª vias). A equipe da Corte Eleitoral levou todos os equipamentos necessários para a realização da biometria. Os profissionais também prestaram orientações sobre pedidos de isenção de multa para quem não votou em eleições anteriores.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) contabilizou 1.500 atendimentos, grande parte relacionada ao serviço de fotografias 3x4 (620 fotos), que estavam sendo realizadas no local e impressas na mesma hora para quem estava buscando a emissão do RG. Também houve cadastro de pessoas interessadas em vagas de emprego no comércio de Manaus (530 cadastros feitos) e consulta ao SPC e Serasa (350 consultas do CPF), com esclarecimento de dúvidas e orientações sobre o que fazer quando constatado o nome nos dois sistemas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) finalizou sua participação com 215 atendimentos ao longo da semana, com a realização de cadastros novos e atualizações do programa Bolsa Família. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou 21 encaminhamentos de segunda via da Declaração de Nascidos Vivos (DNV) em Manaus.

E o Programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), concluiu os trabalhos no “Registre-se” com 865 atendimentos – entre audiências pautadas e realizadas; acordos celebrados; registro civil emitidos; orientação jurídica e encaminhamentos para a Defensoria Pública.

 

#PraTodosVerem - a fotografia principal que ilustra a matéria mostra o salão do Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, onde ocorreram as atividades do "Registre-se", com um grande número de pessoas sendo atendidas nos balcões montados pelos diversos órgãos e entidades que atuaram na ação. 

 

Texto e fotos: Acyane do Valle - CGJ/AM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

 

 

2022 - Mapa do Site
Save
Cookies user preferences
We use cookies to ensure you to get the best experience on our website. If you decline the use of cookies, this website may not function as expected.
Accept all
Decline all
Publicidade
Youtube
Accept
Decline
Analítico
Google Analytics
Accept
Decline