Em funcionamento há cinco meses, 2ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes está sendo ampliada no Fórum Henoch Reis.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) está ampliando e equipando com mais recursos a 2ª Vara Especializada em Crimes contra Dignidade Sexual de Crianças e Adolescente. Com a providência, o Judiciário Estadual pretende reforçar o julgamento de processos que apuram crimes contra este público.
A 2ª Vara Especializada foi instalada em agosto de 2018 e funciona no 4º andar do Fórum Ministro Henoch Reis, localizado na Avenida Umberto Calderaro, bairro de São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus.
Sem a necessidade de interrupção das atividades da unidade, a reforma foi iniciada em novembro de 2018 e, com aproximadamente 90% dos trabalhos de engenharia já finalizados, deve ser concluída nos próximos dias.
Com a obra, a unidade judicial passa contar com novos espaços, dentre os quais uma sala para atendimento psicossocial de vítimas; sala para acomodar testemunhas; sala para réus (uma vez que não é recomendado o contato destes com vítimas); além de uma recepção para atendimento de advogados e pessoas interessadas.
A obra também contemplou a instalação de revestimento acústico na sala de depoimento – para evitar o vazamento de sons –; a instalação de novas divisórias em material acartonado nos ambientes administrativos; reforma do piso; troca dos aparelhos condicionadores de ar; reforma no forro; substituição das luminárias e outras providências.
A intervenção também contemplou a reforma da sala de escuta forense. Denominada “Sala de Anjo” e ambienta para receber crianças e adolescentes (vítimas), o espaço está localizado no 5º andar do Fórum Ministro Henoch Reis e contempla interligação, por meio de videoconferência, com a Vara, que funciona no 4º andar do mesmo prédio.
Conforme a Divisão de Engenharia do TJAM, além de providenciar maior organização para a execução das atividades jurídicas, a partir da instalação de novos espaços, a obra ampliou em três vezes o espaço da unidade.
Para a juíza Articlina Guimarães, titular da unidade judiciária, a obra de reforma e ampliação favorecerá a celeridade processual, a organização das atividades desenvolvidas pelos servidores, além de providenciar um atendimento mais eficiente às partes processuais.
Afonso Júnior
Foto: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209