Atividade se estenderá até sexta-feira (11), em comarcas de todo o Estado, num total de mais de 11 mil audiências pautadas.
A Comarca de Coari (distante 370 quilômetros de Manaus) tem programadas um total de 284 audiências para a 17.ª edição da "Semana Nacional de Conciliação", cujas atividades iniciram nesta segunda-feira (7). O perído de esforço concentrado, que acontece em tribunais de todo o País, é coordenada, no Amazonas, pela Corregedoria-Geral de Justiça, que tem à frente o desembargador Anselmo Chíxaro.
A 1.ª Vara da Comarca de Coari conta com 56 audiências pautadas para as atividades Semana, 28 delas em processos que tratam de Direito de Família; 16 da área Cível e 12 da área Criminal, de acordo com o juiz titular Fábio Alfaia.
A 2.ª Vara da Comarca pautou 50 processos para o período. No Juizado Especial Cível estão pautados 121 audiências de conciliação e no Juizado Especial Criminal 57 audiências preliminares, totalizando 178, informa a juíza titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Coari, magistrada Juline Rossendy Rosa Neres, que é titular do Juizado Cível e Criminal da Comarca e está respondendo pela 2.ª Vara.
Confiante no sucesso da ação, o titular da 1.ª Vara de Coari, juiz Fábio Alfaia, explica que o trabalho de conciliação perdura não só neste período, mas durante o ano inteiro. “Temos um fluxo constante de processos para conciliação tanto na área de Família quanto na Cível e na Criminal, e separamos esse montante que faz parte da própria dinâmica da Vara. Procuramos configurar celeridade”, afirmou o magistrado.
“O trabalho de promover a conciliação, até por se constituir na Meta 3 do Poder Judiciário, é uma constante da 1.ª Vara de Coari, e acreditamos firmemente na ideia que a autocomposição dos conflitos é um caminho útil para encerrar logo as demandas”.
Celeridade
Para a Juíza Juline Rossendy Rosa Neres, “a primeira grande vantagem da Semana Nacional da Conciliação - onde há um espírito conciliatório que envolve todos os participantes - é acelerar a entrega harmônica da tutela jurisdicional que processualmente levaria mais tempo para a resolução da demanda”.
Ela afirma ser importante pontuar a celeridade processual dado o aumento exponencial no ajuizamento de demandas, sobretudo nas Varas dos Juizados Especiais.
A magistrada Juline destaca, ainda, que a Comarca está trabalhando na modalidade de audiências de conciliação/preliminares na forma híbrida, onde aquela parte que tem condição de participar de sua residência, trabalho ou outra localidade que tenha estrutura e internet, poderá fazê-lo de forma remota/on line, por meio de um aparelho celular ou computador. Já para aqueles que não possuem tais condições ou assim optarem, podem se dirigir até a sala de audiências do Juizado.
Informa, também, que um defensor público estará à disposição daquelas partes que necessitem de assistência durantes as audiências da “Semana Nacional da Conciliação”. Finaliza enaltecendo a “atitude por parte da Corregedoria, que permitiu mais uma vez a possibilidade da realização dessas audiências de forma híbrida para aqueles que possam participar de forma on line assim fazê-lo, e garantir aos que não consigam, o comparecimento presencialmente ao Fórum. Nosso objetivo é que todas as audiências sejam realizadas de forma satisfatória, com as partes conseguindo resolver seus conflitos de forma consensual”.
O interior do Amazonas será responsável por um total de 5.205 audiências conciliatórias e a capital outras 5.953 no âmbito da Justiça Estadual pelas Varas Cíveis, de Família, da Fazenda Pública, dos Juizados Especiais e outras do Tribunal de Justiça do Amazonas, totalizando 11.158 processos pautados.
#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz o juiz titular da 1.ª Vara da Comarca de Coari, Fábio Alfaia (2º da esquerda para a direita, de gravata listrada e camisa clara), a magistrada Juline Rossendy Rosa Neres, que é juíza titular do Juizado Cível e Criminal da Comarca e está respondendo pela 2.ª Vara (terceira da esquerda para a direita) e demais servidores da Justiça de Coari), em um total de seis pessoas. Todos eles estão à frente de um banner alusivo à Semana da Conciliação
Paulo André Nunes
Foto: Acervo da comarca
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660