Evento contou com a participação de magistrados do TJAM e chamou a atenção da sociedade para o combate à corrupção e à exploração do trabalho infantil.
Celebrado nacionalmente no dia 8 de dezembro, o Dia da Justiça foi marcado, no Amazonas, pela realização da 1ª Corrida de Ouvidorias da Região Norte do País.
Organizado pelo Tribunal de Justiça do Trabalho da 11ª Região, o evento foi realizado na manhã deste sábado (8) no Complexo da Ponta Negra, em Manaus, e segundo os organizadores mobilizou aproximadamente 3 mil pessoas, incluindo servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
A Corrida abrangeu um percurso de 5 km tendo como regras de competição as normas que regem o Regulamento Geral de Provas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo. No evento também ocorreu a Caminhada (com percurso de 2 km) em combate ao trabalho infantil.
Conforme regulamento, houve premiação, em dinheiro e troféus para os três melhores classificados nas categorias oferecidas: "Individual", "Corredores que fizeram uso de cadeiras de rodas", "Pessoas com deficiência visual" e "Servidor/Advogado". Também foram premiadas com troféus as três melhores Equipes com maior número de participantes a concluir a prova.
Participação
Presente no evento e participando da caminhada em combate ao trabalho infantil, o Ouvidor do TJAM, desembargador Elci Simões, elogiou a iniciativa cujo objetivo era integrar servidores que atuam no sistema de Justiça e chamar a atenção para temas de relevância social. "Além de contribuir com a qualidade de vida dos servidores, no ensejo das comemorações pela passagem do Dia da Justiça, os temas sugeridos favoreceram a reflexão", comentou o desembargador, citando a importância das Ouvidorias nos órgãos públicos.
Para o corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, a interação entre servidores de diferentes órgãos e a mobilização social para os temas sugeridos, foram os objetivos do evento. "Pela adesão expressiva de participantes - aproximadamente 3 mil pessoas - estamos muito felizes. Na oportunidade, gostaríamos de evidenciar que nossa intenção é disponibilizar um serviço público cada vez melhor e aproximando-o do cidadão", disse o desembargador, frisando que os objetivos da corrida foram alcançados e que há a pretensão de que ela se torne uma competição tradicional no Estado.
Participando da iniciativa o juiz titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas da Comarca de Manaus, Luís Cláudio Chaves, exaltou a proposta do evento "Fiz questão de me inscrever e de participar. Além do estímulo à qualidade de vida, os organizadores estão de parabéns por chamar a atenção para temas de relevância social e por fortalecer, perante a sociedade, o papel das Ouvidorias", disse o magistrado.
Também participando da programação a juíza Dinah Câmara, titular do 1° Juizado Especial Cível, Igualmente, evidenciou o evento "que prezou pela integração dos servidores com a sociedade e valorizou a saúde coletiva", comentou.
A juíza Sanã Nogueira, titular do 15° Juizado Especial Criminal também participou do evento e destacou a intenção dos organizadores "em colaborar com a qualidade de vida das pessoas e integrar o sistema judiciário com a sociedade", comentou.
Confira mais fotos do evento no link a seguir:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72157676473611328
Afonso Júnior e Terezinha Torres
Fotos: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209