Atividade aconteceu na sede do Tribunal e, na quarta-feira, será realizada no Fórum Mário Verçosa, em Aparecida.
Equipes do Serviço Social e do Serviço Médico, com o apoio de instituições parceiras, realizaram na manhã desta segunda-feira (3), na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no Aleixo, uma atividade de sensibilização e oferta de serviços como parte da campanha “Dezembro Vermelho”, alusiva ao “Dia Mundial de Luta contra a Aids”, celebrado no último sábado, 1º de dezembro.
A programação incluiu a oferta de serviços de saúde, divulgação de informações favoráveis à qualidade de vida, sensibilização quanto à necessidade de medidas de prevenção e proteção contra o HIV e a importância do enfrentamento a preconceitos que ainda envolvem o tema.
Entre os serviços oferecidos durante a ação, testagens rápidas para Sífilis, Hepatites Virais e HIV, assim como ações de dosagem glicêmica e aferição de pressão arterial puderam ser realizados pelos servidores. Equipes também foram a setores do Tribunal levando orientações.
Na quarta-feira, dia 5, a mesma ação será realizada no Setor Médico do Fórum Mario Verçosa, localizado na rua Comendador Alexandre Amorim, no bairro Aparecida.
De acordo com a diretora do setor de Serviço Social do TJAM, Fernanda Coelho, a campanha interna alusiva ao Dia Mundial de Luta contra Aids visa reforçar o alerta sobre a pandemia “A intenção é promover uma ação de conscientização sobre uma das doenças que mais mata no mundo e, da mesma forma, contribuir para repensarmos nossas atitudes para com as pessoas vivendo com HIV, criando um espírito de tolerância social, desconstruindo preconceitos e elevando o nível de conhecimento sobre comportamentos seguros de prevenção”, destacou Fernanda.
Instituído em 1987 pela Organização Mundial de Saúde, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS passou a fazer parte do calendário do Ministério da Saúde brasileiro em 1988 e a campanha está completando 30 anos. Houve grandes avanços no diagnóstico e tratamento da doença nos últimos anos, mas ainda não há cura. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 135 mil pessoas estão infectadas com o HIV no Brasil e não sabem, por isso as campanhas de orientação sobre o tema são muito importantes para que as pessoas adotem medidas de prevenção, busquem o diagnóstico precoce e, se for o caso, sigam o tratamento.
Parceria
As atividades realizadas nesta semana pelo TJAM contam com parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Fundação de Medicina Tropical, Fundação Alfredo da Mata, Hapvida, acadêmicos de medicina Universidade Federal do Amazonas, Pastoral para Apoio da Pessoa com HIV, e RNp (Rede Nacional Pessoas Vivendo com HIV) e Clínica Pulsar.
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209