Evento antecedeu a XXI Sessão Ordinária do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais, que acontece nesta sexta, em Manaus.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões de Oliveira, participou nesta quinta-feira (25) da abertura do II Encontro de Defensoras e Defensores Públicos da Região Norte. O evento, realizado no Hotel Blue Tree Premium, ZONA Sul de Manaus, antecedeu a XXI Sessão Ordinária do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), que acontece nesta sexta-feira (26), no mesmo local.
O presidente Yedo Simões ressaltou a importância do encontro das Defensorias, como oportunidade para troca de experiências entre as várias unidades da instituição. Yedo destacou o papel indispensável da Defensoria para a efetivação da justiça, principalmente no Estado com as características geográficas do Amazonas, onde a população do interior é a que mais sofre quando necessita de um defensor.
“Essa troca de experiências entre as defensorias é muito importante. Sem defensores não há como se fazer justiça. No nosso caso, a Defensoria Pública do Amazonas cumpre o seu papel, apesar das inúmeras dificuldades porque nosso estado é diferente dos demais quando se trata de interior. O Tribunal sempre teve uma relação muito boa com a Defensoria e na minha gestão não tem sido diferente”, disse Yedo Simões.
O defensor público geral Rafael Barbosa, disse que o encontro é a oportunidade para se colocar numa mesa de discussão os defensores da região Norte e o objetivo é trocar ideias sobre os problemas encontrados, como a falta de defensores públicos, principalmente no interior de cada Estado. Sobre a Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Rafael destaca que ela está forte na capital e num processo de interiorização bem avançado.
“A ideia é que se coloque na mesa essas discussões. No Amazonas, na capital, a Defensoria está muito boa. Temos um ótimo relacionamento com as instituições como Tribunal de Justiça e o Ministério Público. Agora estamos trabalhando fortemente para estruturar o interior. Já temos alguns polos concluídos e, com Tefé, Tabatinga, Humaitá, Itacoatiara e Parintins, vamos ter uma defensoria muito forte e atuante no interior também”, disse Barbosa.
No II Encontro das Defensoras e Defensores da região Norte foram discutidos temas como “Meios alternativos de solução extrajudicial de conflitos no âmbito familiar e no papel da Defensoria Pública”; “A Defensoria Pública e o direito dos povos indígenas”, e “A atuação da Defensoria Pública como custus vunerabilis na esfera criminal”.
Carlos de Souza
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209