Capacitação integra as ações do Centro de Perícia Psicossocial Forense que está em fase de implementação pelo Tribunal de Justiça do Amazonas.
Aproximadamente 40 psicólogos e assistentes sociais dos quadros do Poder Judiciário Estadual iniciaram nesta quinta-feira (25) uma capacitação sobre comportamento criminal. O curso se estenderá até a próxima terça-feira (30) e precede o início dos trabalhos do Centro de Perícia Psicossocial que está sendo implementado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
O curso conta, também, com a participação de servidores do Ministério Público Estadual (MPE) e é ministrado pelo consultor, escritor e fundador do Centro de Estudos do Comportamento Criminal (Ceccrim), Christian Costa. O objetivo da capacitação é oferecer aos servidores um entendimento efetivo sobre comportamento criminal, o perfil de agressores e vítimas de violência.
Os psicólogos e assistentes sociais que participam do curso atuam, hoje, nas Varas Especializadas em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes; nos Juizados ‘Maria da Penha’; nos Juizados da Infância e da Juventude (Cível e Infracional); Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, dentre outras unidades.
Nas 20 horas de aulas programadas o curso abordará os temas: ‘Maturidade Criminal e sua relação com as mais diversas formas de violência’, ‘Causas biológicas e ambientais do crime’, ‘Quando o crime é imputável e inimputável’, ‘Desafios da avaliação da inimputabilidade’, ‘Álcool, crack, cocaína e crime’, ‘Diferença da Psicose para a Psicopatia’, ‘Transtornos da Personalidade e Psicopatia’, ‘Crimes de natureza sexual: perfil do autor, perfil da vítima, causas e efeitos’, ‘Violência doméstica e familiar: quem é o agressor, quem é a vítima, causas e consequências’, ‘Desenvolvimento da personalidade violenta em adolescentes’, ‘O cérebro e a formação da personalidade dos adolescentes’, ‘Medidas socioeducativas’, ‘Como avaliar agressores e vítimas’, ‘Quais testes e protocolos devem ser utilizados’ e ‘Como iniciar uma perícia’.
Realizado na sala de aula da Eastjam, em prédio anexo à sede do TJAM – bairro Aleixo –, o curso foi aberto nesta quinta-feira (25) pelo juiz auxiliar da presidência do TJAM, Alexandre Henrique Novaes e pela diretora do Centro de Perícia Psicossocial Forense, Tecla Caddad que, na ocasião, falaram sobre o objetivo do Poder Judiciário do Amazonas ao implantar o Centro: dar maior celeridade a atuação de psicólogos e assistentes sociais dos quadros do Tribunal na elaboração de laudos periciais para fundamentar as sentenças e decisões proferidas pelos magistrados.
Formador
Autor de livros como ‘Se o mal tivesse um nome’ e fundador do Centro de Estudos do Comportamento Criminal (Ceccrim), o ministrante do curso, Christian Costa, afirmou, na abertura da capacitação que o Brasil carece de profissionais com formação sobre criminologia. “O Tribunal de Justiça do Amazonas dá um importante passo, instituindo um Centro de Perícia Psicossocial Forense e capacitando seus quadros profissionais para uma atuação qualifica na elaboração de laudos”, disse.
Em reunião prévia para a apresentação do projeto Centro de Perícia Psicossocial Forense, Christian Costa comentou que o esta central forense fortalecerá o trabalho de elaboração de laudos que já vem sendo desenvolvido por profissionais gabaritados para a observação criminológica e técnico-científica, aperfeiçoando aquilo que já vêm fazendo.
Afonso Júnior
Foto: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209