Com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Yedo Simões, comitiva conheceu em detalhes a nova geração do Sistema de Automação Judicial.
O Tribunal de Justiça do Amazonas se prepara para uma nova fase de modernização tecnológica. Uma comitiva da Corte Estadual visitou a Softplan nesta semana para conhecer a nova geração do SAJ, o Sistema de Automação da Justiça. A empresa catarinense é a desenvolvedora do sistema de gestão de processos usado também pelo Tribunal amazonense.
A comitiva foi formada pelo presidente da Corte, desembargador Yedo Simões, pelo secretário-geral do TJAM, Messias Andrade, pelo juiz presidente da Comissão de Informática, Marco Antônio P. da Costa, e pelo diretor da Divisão de Tecnologia da Informação, Thiago Facundo de Magalhães Franco.
Para o presidente Yedo Simões, a inovação constante é parte fundamental no aperfeiçoamento dos serviços prestados. “Toda mudança gera um pouco de receio, mas eu vejo que mudar, evoluir e testar novas maneiras de trabalho são o caminho para que entreguemos respostas de qualidade à população. Tenho convicção de que estas novas tecnologias nos levarão ao patamar da excelência”, ressaltou
O desembargador Yedo acrescenta que a implantação desta nova fase do SAJ, com inovações que pretendem otimizar o trabalho do Judiciário, é de grande importância. "Vamos combater alguns pontos críticos que ainda existem no processo eletrônico e com as novas ferramentos o Tribunal, que já é todo virtual, entrará, após a implantação do SAJ 6, no futuro da inovação tecnológica, da inteligência artificial, dando um salto de qualidade nessa área. Hoje, o SAJ já é um sistema altamente moderno e vamos partir para um audacioso projeto, marcado por toda essa inovação tecnológica", disse o presidente,
A agenda de trabalho apresentou as novidades que a geração 6 do SAJ vai oferecer aos usuários. A previsão é que as atualizações disponibilizem uma série de recursos que serão habilitados ao a partir do fim deste ano. “Fizemos estudos profundos e detalhados para orientar o planejamento deste projeto. Com o novo SAJ, temos expectativa de melhorar de forma substancial a performance do sistema”, argumenta Ilson Stabile, diretor-executivo da Softplan.
Focada na experiência do usuário, o SAJ 6 é muito mais prático e intuitivo. Além disso, visando atender de forma célere e eficaz aos anseios ingressados no Judiciário, a nova plataforma foi concebida para empregar o uso de inteligência artificial a favor dos usuários, deixando para serventuários e magistrados o foco em situações urgentes e mais complexas.
“Esta proposta de ter um sistema versátil está aderente aos paradigmas contemporâneos de programação de softwares. Estaremos disponibilizando portas de entrada para que várias tecnologias diferentes possam conversar com o SAJ e levar ainda mais agilidade à prestação jurisdicional”, explica Luis Fernando Fausto, diretor de Tecnologia da Softplan.
A comitiva do TJAM prevê disponibilizar algumas funcionalidades da nova versão ainda neste ano. “Achei fantástica a nova geração do SAJ e fiquei bastante empolgado. Essas mudanças foram significativas. A primeira impressão foi muito boa” avalia Marco Antônio Costa.
O secretário-geral de Administração do TJAM, Messias Andrade, também fez uma projeção extremamente positiva da implantação do novo SAJ. "Hoje, o Tribunal é totalmente informatizado, com a evolução do SAJ para a geração 6 vamos passar para uma próxima fase na TI, que é a da automatização. Todos os processos e procedimentos que executamos ainda de forma teoricamente manual, passaremos a automatizar, utilizando inteligência artificial fornecida pelo sistema", afirmou Messias.
Novo portal e-SAJ
O portal de serviços e-SAJ, voltado a usuários externos do Tribunal, também ganhou uma nova versão que já está sendo usada por um grupo de advogados, profissionais que mais usam a plataforma. Até o fim do ano, todos os advogados estarão usando o novo portal e-SAJ. Esta parte importante da geração 6 do SAJ também focou na usabilidade e no máximo de automatização das atividades dos advogados junto ao Tribunal.
Biometria no âmbito criminal
Um dos grandes gargalos do Tribunal é a apresentação regular de apenados. Os cartórios costumam registrar filas porque o processo ainda é bastante analógico. No entanto, o SAJ disponibiliza o uso da biometria para o acompanhamento das apresentações à Justiça no âmbito criminal. Com isso, o apenado poderá fazer sua apresentação à Justiça sem a necessidade de ser atendido por um serventuário.
A ferramenta coleta a digital, registra a presença do apenado e certifica nos autos para conhecimento do juízo. Ou seja, é possível realizar uma gestão completa sobre o acompanhamento dessa condição, inclusive sinalizando aos que estão em desacordo com a pena ou com o benefício imposto pelo Judiciário.
Esta tecnologia já está em teste nos Tribunais de Santa Catarina e São Paulo (http://www.sajdigital.com.br/tribunal-de-justica/sistema-de-biometria-tjsc/). “Esta funcionalidade foi pensada para acompanhar o avanço das tecnologias e a geração de economia aos Tribunais”, garante Ilson Stabile. “Gostaríamos de implementar esta tecnologia na Capital e em uma comarca do interior do Amazonas até o fim deste ano”, afirma o presidente do TJAM.
Nova Pasta Digital
A atualização da Pasta Digital será a primeira a chegar aos usuários internos do Tribunal. O servidor poderá visualizar de forma muito mais clara as informações, os documentos e as partes do processo. “A ideia de tornar a pasta digital o mais ágil possível foi muito boa”, afirma Marco Antônio P. da Costa.
Nova gravação de audiências
A funcionalidade de gravação de audiência dentro do SAJ também está sendo aperfeiçoada. Até então, a tecnologia ajudava muito no momento da audiência, mas ainda havia um gargalo muito grande no gabinete do juiz, especialmente na hora de sentenciar os feitos. Agora, para cada audiência gravada, o sistema se propõe a transcrever o teor das oitivas indexando as palavras mais importantes que ajudam na fundamentação das deliberações do juízo.
Antes, o profissional precisava ouvir todo o arquivo para transcrever pontos importantes para o relatório de uma sentença, por exemplo. Agora, será possível pesquisar palavras-chave e ir direto ao ponto da gravação acessando os resultados da busca”, ressalta Luis Fernando Fausto.
Outras novidades da nova versão do SAJ
A versão 6 do SAJ ainda viabiliza o uso de várias funcionalidades que usam inteligência artificial. Destaca-se o Gabinete Digital, que disponibiliza um tipo de assistente virtual que ajuda no expediente do magistrado e seus assessores, e os robôs inteligentes, que podem ser ensinados a realizar alguma tarefa que o Tribunal avalia ser repetitiva. Todo o projeto já está sendo avaliado pela gestão do Tribunal para a criação de um cronograma de atividades ao longo de 2019.
Com informações da Assessoria de Comunicação Softplan
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209