Reunindo obras de 35 artistas locais, a exposição faz parte das comemorações do aniversário de 166 anos do município.
Foi aberta nesta quinta-feira (11), no Fórum de Justiça Fórum de Justiça Raimundo Vidal Pessoa, da Comarca de Parintins (distante 369 quilômetros da capital), a exposição “O Ethos Social e Cultural da Família Parintinense”. A exposição, que conta com obras de 35 artistas locais, ficará aberta ao público por um período de 30 dias e faz parte das comemorações do aniversário de 166 anos do município, celebrado no dia 15
de outubro.
A programação tem a parceria do Coletivo Parintins em Cores e dos artistas plásticos da cidade e visa homenagear Parintins e suas famílias. A exposição foi idealizada pela juíza de direito Larissa Padilha Roriz Penna, que responde pelo Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca. Segundo ela, a exposição tem um tom pessoal, é um resgate cultural e uma forma de prestar homenagem sincera à cidade.
“É a minha declaração de paixão por essa terra. Mais dos que isto, é meu modo de dizer muito obrigada pela recepção calorosa. Terra de gente garantida e muito caprichosa. Terra de muitos poetas e artistas, do povo criativo, das mulheres bonitas e da boa cozinha. Nos cabe admirar, aplaudir e sermos gratos porque, afinal, somos privilegiados”, disse a magistrada ao escrever a apresentação do evento.
A juíza disse que, com as obras expostas, todas de artistas parintinenses, se busca fortalecer os laços familiares daqueles que visitam a exposição. Larissa diz que espera que as pessoas se reconheçam em imagens que retratam tão bem o cotidiano de alguém que na cidade vive e, assim como ela, tem paixão pela cultura amazonense.
“Nossas raízes, nossos hábitos, manias e modo de viver começam na família. É nela que alimentamos o sentimento de pertencer a um lugar, a uma cultura e a um tempo. É nela que construímos desde os primeiros dias de nossa existência, o ‘ethos’ de uma sociedade, ou seja: o conjunto de costumes fundamentais no âmbito do comportamento, que caracteriza uma determinada coletividade”, disse Larissa Roriz.
Dentre os artistas que vão expor seus trabalhos na exposição estão Lúcio Silva – que não tem as mãos e suas pinturas são feitas com os pés –, Adriano Farias, Josinaldo Matos, Naná Ferreira, Riso Alencar, Suame Alfaia, dentre outros.
Carlos de Souza
Fotos: Acervo da Comarca
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209