Logo após a inauguração do espaço, servidores (as) e estagiários (as) da Secretaria participaram de um workshop interno de "Integração, Estratégia e Planejamento".
A Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Amazonas (Segep/TJAM) inaugurou nesta quinta-feira (11/11) as suas novas instalações, no 1.º andar do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à Sede do TJAM, no Aleixo. A solenidade contou com a presença do decano da Corte e diretor da Escola da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador João de Jesus Abdala Simões; do secretário-geral de Administração do TJAM, Chrystiano Lima e Silva; da secretária da Segep, Wiulla Garcia Alves, e de servidores e servidoras do Poder Judiciário.
A Secretaria de Gestão de Pessoas foi criada com as alterações na estrutura da Secretaria-Geral de Administração, aprovada pelo Tribunal Pleno em 8 de junho deste ano. De acordo com a resolução aprovada, o setor tem por finalidade desenvolver as atividades destinadas ao provimento de cargos; a concursos públicos; à gestão por competências; à lotação e movimentação funcional dos (das) servidores (as); à valorização de pessoal; à atualização e manutenção dos registros funcionais; ao programa de estágio e de teletrabalho; à concessão de direitos funcionais; ao cumprimento de deveres dos (das) servidores (as) e à remuneração desses (as) e dos (das) magistrados (as).
“Estou muito contente com as novas e modernas instalações da Secretaria de Gestão de Pessoas e agradeço ao presidente Domingos Chalub e à vice-presidente Carla Maria Santos dos Reis”, disse o decano João Simões, ao visitar as dependências da Segep logo após a cerimônia de inauguração.
O secretário-geral de Administração, Chrystiano Lima e Silva, também manifestou alegria com a inauguração do espaço, que coincide com o retorno integral das atividades presenciais do Tribunal, após as dificuldades enfrentadas durante a pandemia da covid-19.
“Fico muito feliz de ver, depois de 1 ano e 8 meses, por tudo o que passamos no período de pandemia; as dificuldades que tivemos no ambiente profissional; em nossos lares; com nossos familiares; alguns com perdas irreparáveis e, nesse momento, podermos estar aqui reunidos. Hoje fazemos a entrega de uma estrutura física que é parte de um grande projeto, no qual priorizamos a Secretaria de Gestão de Pessoas, porque é a secretaria que impacta a vida de todos nós, desde o estagiário até o decano do nosso Tribunal. É por aqui que passa a nossa vida funcional, inclusive depois na aposentadoria”, afirmou Chrystiano, agradecendo a presença do desembargador João Simões e o apoio do desembargador presidente, Domingos Chalub.
Para a secretária da Segep, Wiulla Garcia Alves, a inauguração marca, também, “a evolução da área de gestão de pessoas do Tribunal”. Segundo ela, as novas instalações consumiram quatro meses de obras e as principais mudanças físicas incluíram a retirada de paredes e a instalação de vidros para que houvesse uma interação maior, além da colocação de mesas interativas.
“Nossa ideia é reforçar que não se trata apenas de uma mudança na estrutura física, mas também na forma de gerenciar as pessoas na instituição. Uma reforma lembra muita coisa, como poeira; mudança; modernização; conforto, e eu acho que é isso que estamos marcando hoje: uma coisa de muito trabalho e estrutura física, e agradecemos a todos aqueles que trabalharam de alguma maneira para tudo isso. E a mudança continua, pois vamos mudando um pouco a cada dia e esperamos contar com todos para isso”, disse a secretária, que lidera 46 servidores (sendo cinco em teletrabalho), além de 14 estagiários.
Workshop
Em seguida à cerimônia de entrega das novas instalações da Segep, os (as) servidores (as) da Secretaria participaram de um workshop interno de "Integração, Estratégia e Planejamento". Em razão dessa atividade, excepcionalmente nesta quinta-feira não houve atendimento ao público, com o serviço voltando ao normal na sexta-feira (12/11).
O workshop é realizado como etapa seguinte à criação da nova estrutura administrativa estabelecida pela Resolução TJAM n.º 05/2021, e seu objetivo é promover a integração entre as divisões e diversos temas que são de responsabilidade organizacional da Secretaria de Gestão de Pessoas, como folha de pagamento; teletrabalho; informações funcionais; provimento e movimentação de pessoas.
Dentro do escopo desses temas a Segep trabalha com mais de 80 fluxos de processos administrativos, além de ações estratégicas e parcerias com outras secretarias, divisões, grupos de trabalho e subcomitês do TJAM, o que enseja organização e alinhamento constante. O workshop reforça as mudanças organizacionais, estruturais, e na forma de pensar a área de gestão de pessoas, visando a acompanhar a modernização tecnológica e a evolução do trabalho, não deixando de enfatizar o cuidado e acompanhamento das pessoas.
Outras inaugurações
Após o retorno ao trabalho presencial, o Tribunal de Justiça do Amazonas fará outras duas reinaugurações de espaços objetivando atender melhor as necessidades do público interno e dos jurisdicionados.
Nesta sexta-feira (12/11), às 9h, no 3.º andar, setor 2, do Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, acontece a entrega das novas instalações do "Projeto Reeducar" e da sala do Núcleo Permanente de Leilões Judiciais (Nulej). O espaço, vinculado à Secretaria-Geral de Justiça do TJAM, foi instituído pela Portaria n.º 900/2020 (com alterações pela Portaria n.º 1.571/2020), na gestão do desembargador Yedo Simões de Oliveira.
A equipe do Nulej é responsável por realizar os leilões judiciais da capital e do interior, que voltarão a ser realizados após o retorno ao trabalho presencial. Segundo o leiloeiro Ricardo de Oliveira, a equipe deverá realizar treinamento nos sistemas utilizados pelas Varas e comarcas para realizar a atividade de leilão, que ocorre sempre após o encaminhamento de informações pelos responsáveis das unidades judiciais.
Também será entregue o novo espaço destinado às atividades do "Projeto Reeducar", criado em 2009 e institucionalizado no ano seguinte pelo então presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Domingos Chalub, por meio da Resolução nº 20/2010.
O projeto visa à inclusão social de egressos do sistema prisional, por meio de palestras que também pretendem educar para evitar a reincidência em crimes, e conta com parceria de diversos órgãos e empresas, a fim de possibilitar uma nova chance aos liberados provisórios do sistema carcerário.
A iniciativa partiu da juíza Eulinete Tribuzzy, titular da 11.ª Vara Criminal, destacando que o empenho do TJAM em inaugurar novas instalações onde funcionará o "Reeducar" é prova de que a instituição considera fundamental o Projeto de reinserção social. Afirma, também, que com maior espaço, melhor atendimento, o que torna possível a assistência ao reeducando, para oportunizar-lhe trabalho e estudo, evitando o retorno ao cárcere.
O TJAM respeita o Princípio da Dignidade Humana, não se limitando a julgar o homem que se envolveu com o crime, mas também preza sua reinserção à sociedade, durante sua pena ou após ela. Pelo TJAM, o "Projeto Reeducar" estará sempre atuante, resgatando o marginalizado sem ignorar que, apesar da situação por que passa, trata-se de um ser humano, que pode perder sua liberdade por um tempo, não podendo perder a dignidade”, afirma a magistrada, que disse estar feliz e grata com a ação a qual considera importante na história do "Reeducar".
#PraCegoVer - a foto que ilustra a matéria mostra os servidores da Segep/TJAM reunidos na área de acesso às instalações da Secretaria. Eles ouvem a secretária de Gestão de Pessoas, Wiulla Garcia, que fala ao microfone (ela está em primeiro plano, à direita da imagem, e usa uma blusa colorida). Ao lado dela estão o desembargador João Simões (ao centro), de terno azul, e o secretário-geral de Administração, Chrystiano Lima e Silva.
Paulo André Nunes e Patrícia Ruon Stachon
Fotos: Chico Batata
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.