Pleno do TJAM aprova Manual de Organização da Secretaria-Geral de Administração  

Proposta não cria despesa orçamentária e será enviada à Assembleia Legislativa do Amazonas para apreciação.


ManuO Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) aprovou nesta terça-feira (8/6) o "Manual de Organização da Secretaria-Geral de Administração" do órgão, que estabelece sua estrutura, unidades que a integram, quantifica seu quadro funcional e dispõe sobre as atribuições dos titulares dos cargos e funções.

O objetivo, segundo a proposta, é “organizar as unidades administrativas que a compõe, suas atribuições, inter-relações e finalidades, com vistas a estabelecer uma ordenação lógica e finalística da atividade administrativa, observada a continuidade do serviço público, com o foco no apoio e suporte à Presidência e ao egrégio Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas”.

A ideia apresentada levou em consideração a necessidade de ordenação das unidades administrativas que compõem a Secretaria-Geral de Administração, devido à existência de normas esparsas sobre as divisões, seções e respectivas atribuições.

O documento também observa a padronização e a busca da excelência nos métodos, critérios, conceitos e sistemas utilizados na atividade administrativa desenvolvida pela Secretaria-Geral de Administração; e as peculiaridades e especializações das suas unidades integrantes, para que se possa cumprir a missão institucional e o postulado constitucional de integração.

Pelas considerações, também é destacada a interrupção da cultura da criação de novos cargos de provimento em comissão na Administração, com o aproveitamento adequado de servidores do quadro efetivo.

Conforme a norma, “a Secretaria-Geral de Administração tem por finalidade a execução dos serviços administrativos do Tribunal, em conformidade com as normas legais e as orientações estabelecidas pelo Presidente e pela Corte de Justiça”.

Além da estrutura interna, a Secretaria-Geral de Administração tem como subordinadas oito secretarias: Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGEP), Secretaria de Expediente (SECEX), Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SESIS), Secretaria de Orçamento e Finanças (SECOF), Secretaria de Planejamento (SEPLAN), Secretaria de Infraestrutura (SEINF) e Secretaria de Compras, Contratos e Operações (SECOP).

A resolução não cria despesa orçamentária, tendo observadas as limitações da lei complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e da lei complementar n.º 173/2020. O impacto financeiro total, observando-se a extinção e criação de cargos, será de menos R$ 1.827,27.

Com a aprovação da resolução no plenário, o TJAM enviará à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas o anteprojeto de lei ordinária sobre a criação, transformação e extinção de cargos e funções no quadro de pessoal.

 

 

 

Patrícia Ruon Stachon

Arte: Igor Braga (detalhe)

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2022 - Mapa do Site
Cookies user preferences
We use cookies to ensure you to get the best experience on our website. If you decline the use of cookies, this website may not function as expected.
Accept all
Decline all
Publicidade
Youtube
Accept
Decline
Analítico
Google Analytics
Accept
Decline
Save