Executado pela Coordenadoria da Infância e Juventude e instituições parceiras, projeto visitará cinco escolas nesta semana.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coij), promoveu nesta terça-feira (11) uma palestra sobre prevenção ao suicídio e bullying para 50 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Isaac Sverner, localizada na rua J, no bairro São José Operário II, zona Leste de Manaus. A ação faz parte do projeto Jornada de Justiça e Cidadania que, nesta semana estará visitando outras quatro escolas abordando temas como prevenção ao uso de álcool e outras drogas, prevenção ao delito, relações e conflitos familiares, dentre outros.
De acordo com a pedagoga da Coordenadoria da Infância e Juventude, Fernanda Pereira, a Jornada de Justiça e Cidadania tem como objetivo promover a aproximação do Judiciário e demais órgãos parceiros com a população. Durante as palestras, são abordados temas relativos à infância e juventude, com orientações sobre os riscos do consumo de drogas, tabagismo, saúde bucal, prevenção ao câncer, combate à violência, entre outros temas.
“Os temas são variados e estão no dia a dia dessas pessoas e nas redes sociais. Desta vez foi abordado sobre o suicídio e o bullying. Entendemos que é preciso estar presente no ambiente deles e passar informações sobre esses temas que são de grande relevância”, destacou a pedagoga.
Helkely Ribeiro, pedagoga da escola afirmou que as palestras são importantes para orientar os alunos a respeito das “armadilhas” do mundo atual. “Temos a orientação de especialistas de vários órgãos que podem explicar aos alunos sobre essas armadilhas. O caminho errado é muito fácil de seguir. Difícil é o caminho certo”, afirmou a pedagoga da escola.
Uma das palestrantes desta terça-feira foi a psicóloga Luziane Costa, que falou sobre o suicídio. Ela explica que tem aumentado o número de jovens que precisam de acompanhamento, por enfrentarem crises de depressão e ansiedade. “Precisamos entender o que tem afligido esses jovens, porque esse público tem aumentado nos consultórios e ficarmos atentos aos sinais que podem levar aos mesmos a cometerem o suicídio, por meio de uma conversa solta, vamos ganhando a confiança deles e fazendo esse trabalho de conscientização”, finalizou a psicóloga.
Programação
Na segunda-feira (10), as atividades da Jornada da Justiça e Cidadania foram levadas à Escola Estadual Professor Bernardino Lindoso, no bairro Novo Aleixo. Nesta quarta, dia 12, será a vez da Escola Municipal Vicente de Paula, no bairro de Petrópolis. Na quinta, dia 13, a programação será levada à Escola Municipal Senador Fábio Lucena, no Nova Esperança. Na sexta, fechando as atividades da semana, as palestras acontecem no Centro Educacional de Tempo Integral João dos Santos Braga, no Nova Cidade.
Deborah Azevedo
Fotos: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209